Programa Corredor Azul

Conectando pessoas, natureza e economias ao longo do Sistema de Áreas Úmidas Paraná-Paraguai

Pantanal

Esteros de Iberá

Delta do Paraná

Estendendo por 3.400 km desde o Pantanal brasileiro, passando pela Bolívia e Paraguai até desembocar no Delta do Paraná, na Argentina, o Sistema Paraná-Paraguai(Corredor Azul) é um dos últimos exemplos do mundo de um grande sistema de rios de fluxo livre e contínuo.

A trajetória de desenvolvimento atual, guiada por resultados econômicos imediatos e fortes interesses privados ameaçam o funcionamento natural dessa região única e coloca em risco economias locais, culturas e biodiversidade e resiliência frente às mudanças climáticas. A sustentabilidade da região está em jogo.

Programa Corredor Azul

Nosso objetivo é salvaguardar a saúde e conectividade do Sistema Paraná-Paraguai de Áreas úmidas em benefício das pessoas e da natureza.

Como um caminho de desenvolvimento justo para a região, o Programa Corredor Azul propõe mobilizar esforços para proteger o Sistema Paraná-Paraguai como um bem ecológico, social e econômico para a humanidade.
O Programa Corredor Azul prevê intervenções locais para salvaguardar e aprimorar as interconexões sociais, políticas, ambientais e econômicas de três grandes áreas úmidas que compõem o Sistema - o Pantanal, os Esteros de Iberá e o Delta do Paraná. Ao mesmo tempo, prevê ações para garantir que todo o corredor seja sustentado e protegido como um sistema de áreas úmidas dinâmicas e fluidas.

Fazendo a diferença

De 2018 a 2028 o programa empreenderá esforços para salvaguardar a natureza e melhorar os meios de subsistência das pessoas ao longo do Corredor Azul.
Conheça nossas Metas, Resultados e Impactos esperados.

TICCAs

Territórios Indígenas de Conservação e Áreas Conservadas por Comunidades Locais

TICCAs Brasil é um dos subcomponentes do Programa Corredor Azul Pantanal, o qual perpassa pelas articulações para consolidação de Territórios Indígenas de Conservação e Áreas Conservadas por Comunidades Locais (TICCAs) no Brasil. A Mupan é a instituição que está realizando essas articulações em parceria com o Consórcio ICCA e apoio do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).

As ações do TICCAs compõem os subcomponentes articulação e mobilização do Programa Corredor Azul - Pantanal.

Notícias do Corredor

Saiba de todas as novidades do Programa Corredor Azul - Pantanal
 

Desde de 2008 é celebrado no dia 12 de novembro o Dia da Pantanal, uma data para refletirmos sobre o valor e a necessidade de conservação desse bioma único. Nesse ano, o Programa Corredor Azul - Componente Pantanal, coordenado pela Wetlands International, e implementado no Brasil pela Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal, lança uma exposição...

Realizada entre os dias 6 e 7 de novembro de 2018, em Brasília/DF, a I Oficina de Territórios, da Rede Cerrado reuniu representantes de povos e comunidades tradicionais, do Conselho Nacional de PCTs, do Ministério Público Federal, do Ministério de Direitos Humanos e de organizações da sociedade civil, que compartilharam seus esforços para garantia...

Vídeos