Eventos atraem centenas de pessoas em celebração ao Dia Mundial das Áreas Úmidas

04/02/2020

Ações gratuitas foram realizadas em Cuiabá e Poconé

Para conscientizar as pessoas sobre a preservação e conservação das áreas úmidas, o Sesc Pantanal, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT-INAU), o Centro de Pesquisa Pantanal (CPP) e a UFMT, em parceria com a Wetlands International Brasil, realizaram eventos em comemoração ao Dia Mundial das Áreas Úmidas, celebrado em 2 de fevereiro. Centenas de pessoas participaram das ações em Cuiabá e Poconé.

No sábado (1º) aconteceu a limpeza da nascente do Parque Estadual Massairo Okamura e no domingo caminha e plantio de mudas de espécies nativas no mesmo local. Em cada dia, cerca de 40 pessoas participaram das atividades propostas.

"Os eventos foram um sucesso, teve adesão de outras instituições, bastante gente foi. No parque há grande diversidade de plantas e animais, então ações como essa são importantes para que se conscientizem de que preservar as áreas úmidas é importante para o planeta", afirma Eliana Paixão, coordenadora das atividades.

Vinte sacos grandes de lixo foram retirados na limpeza da nascente do parque. Vidro, capacete, muito plástico e até partes de carro foram encontrados pelo local. A autônoma Marta Sugano estava com os filhos de 12 e 14 anos participando da ação. "Nós sempre viemos ao parque. Participar de uma atividade como essa faz com que eles percebam que aqui não é só lazer e se não preservarmos agora não teremos áreas como essa no futuro", pontua.

Já o evento no Parque Sesc Baía das Pedras (Poconé-MT), que aconteceu no domingo, atraiu gente de toda a região. Mais de 407 pessoas visitaram o parque. "Foi um saldo bastante positivo, superou nossas expectativas. Além de atrair público diverso - teve gente de Cuiabá, Várzea Grande e Poconé - mostramos a temática de maneira expositiva e dialogada, pois a equipe do INAU e nossos monitores falavam sobre o tema", enumera a bióloga Cristina Cuiabália, gerente de Pesquisa e Meio Ambiente do Sesc Pantanal.

A instituição disponibilizou um ônibus gratuito para que moradores de Poconé pudessem ir ao evento. Cerca de 60 pessoas utilizaram o transporte. "Gente de comunidades simples, que não teriam recursos para vir ao parque vieram. Tivemos resultado quantitativo e qualitativo de público", avalia Cristina.

A dona de casa Catarina Benedita Rodrigues foi de ônibus com os dois filhos para o evento. Essa foi a primeira vez da família no local. "Gostamos muito de tudo aqui, os meninos fizeram passeios e também vimos as exposições de fotos, o pessoal explicou pra gente um pouco sobre a biodiversidade do Pantanal, foi um dia bem interessante", contou.

Já a estudante Ana Laura Campos, sempre vai ao parque em eventos abertos com as amigas. "Vim outras vezes, mas é a primeira vez que vejo as exposições sobre o Pantanal, foi bom que aliamos diversão e conhecimento. Aprendemos bastante sobre áreas úmidas", frisa.

A Wetlands International Brasil manterá as parcerias com as instituições visando a preservação do Pantanal, assim tanto o Sesc Pantanal quanto o CPP e o INAU continuarão realizando ações voltadas às questões socioambientais. "As parcerias com organizações e instituições nacionais, como a que temos com a Wetlands, nos ajuda a realizar eventos como este. A biodiversidade nas áreas úmidas é um conteúdo que trabalhamos sempre, daremos continuidade neste trabalho", finaliza a gerente de Pesquisa e Meio Ambiente do Sesc Pantanal.