A Mupan

Participação e Empoderamento

Instituição referência no empoderamento de lideranças, em especial mulheres, para a defesa de seus territórios, resguardando modos de vida, alinhado ao uso inteligente dos recursos naturais e à igualdade de gênero.

MUPAN é uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos, com sede em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. Foi fundada em 20 de agosto de 2000, com o objetivo principal de "permitir a participação das mulheres como agentes multiplicadores no contexto do gênero e do meio ambiente, defendendo a força econômica e social, contribuindo para a equidade e sustentabilidade de gênero". Atualmente, a MUPAN tem 35 membros, a maioria foi voluntária e cerca de 100 colaboradores de vários municípios da Bacia do Alto Paraguai e do Pantanal. (Conheça Nossa Equipe)

Multiplicando saberes

A MUPAN promove debates e diversas iniciativas para a inclusão de questões relacionadas ao gênero nas principais agências de polícia e das CSO para promover a igualdade de gênero e capacitação no Pantanal. Facilita as plataformas e os ambientes de aprendizagem de várias partes interessadas, bem como ferramentas de comunicação, permitindo que os atores locais promovam e multipliquem os debates relacionados ao gênero e o fortalecimento do papel das mulheres nos espaços de tomada de decisão.

Fortalecendo Parcerias

Mupan acredita firmemente no poder de combinar várias perspectivas e origens para gerar pensamento inovador e transformador, bem como novas soluções no terreno. Trabalha através do fortalecimento de parcerias com setores acadêmicos, outras ONGs de base e atores públicos.

Conheça as Redes e Coletivos e Ações voltados às temáticas Gênero e Água que a Mupan participa.

Nossa história

A proposta de se criar uma instituição voltada para o empoderamento de gênero e sua inclusão nas mesas de gestão de recursos hídricos iniciou em 1997 com as discussões de elaboração do Projeto GEF Pantanal Alto Paraguai (ANA/GEF/PNUMA/OEA) - com a coordenação da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente (SRH/MMA) em conjunto com a Agência Nacional de Águas (ANA) e apoio do Global Environment Facility (GEF), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A organização não-governamental Mulheres em Ação no Pantanal (Mupan) nasce com apoio de um dos subprojetos do GEF Alto Paraguai, o de Fortalecimento e Desenvolvimento Institucional dos Consórcios Intermunicipais.

No final de 2004, o Projeto GEF Pantanal Alto Paraguai estabeleceu, um Programa de Ações Estratégicas dotado de estudos e avaliações realizadas anteriormente, apresentando diretrizes, ações e recomendações a serem implantadas para o gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Entre esses estudos foi verificado a necessidade de promover a mobilização, formação, treinamento e capacitação de agentes públicos, educadores, técnicos, comunidades e mulheres.
Desde a sua criação, a Mupan estabelece parcerias com redes, instituições governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, para o desenvolvimento de ações proativas de formação e difusão de informações na Bacia do Alto Paraguai (BAP).