Em comemoração ao Dia Mundial das Áreas Úmidas instituições realizam eventos para conscientização

30/01/2020

Limpeza de nascente, caminhada, plantio de mudas, exposição fotográfica e de pesquisas são algumas das atividades a serem realizadas

Foto: reprodução Sesc Pantanal
Foto: reprodução Sesc Pantanal

Dia 2 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial das Áreas Úmidas e para celebrar as ações voltadas para conservação e proteção destes ecossistemas, o Sesc Pantanal, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT-INAU), Centro de Pesquisa Pantanal e UFMT, em parceria com a Wetlands International Brasil realizarão eventos no Parque Estadual Massairo Okamura, em Cuiabá (MT) nos dias 1 e 2 de fevereiro, e no Parque Sesc Baía das Pedras, em Poconé (MT).

As ações visam incentivar, mobilizar e divulgar a importância das áreas úmidas para a sociedade, mostrando a importância da biodiversidade para criar condições de vida no planeta. No sábado (1º de fevereiro) será realizada a limpeza da nascente no Parque Estadual Massairo Okamura. No domingo (2), será realizada uma caminhada e plantio de mudas de espécies nativas nas margens da nascente do mesmo parque.

Ainda no domingo (2), entre 9h e 16h, o Sesc Pantanal abre as portas do Parque Sesc Baía das Pedras para o público em geral com programação gratuita. Um ônibus sairá do Sesc Poconé às 9h para o parque, sem custo. Serão oferecidas atividades de recreação, como passeio de barco, cavalo, trilhas, pedalinho, música ao vivo com Christopher Chaves, entre outras.

Também poderão ser visitadas as exposições fotográficas da Biodiversidade da RPPN Sesc Pantanal e Macrohabitats do Pantanal e sua Biodiversidade, com fotos do pesquisador Abílio Moraes.

"Este é um evento que já fizemos em anos anteriores, é voltado para mobilização e divulgação da importância das áreas úmidas para a vida em todo o planeta. Por ser uma temática ainda bastante desconhecida, utilizar essas datas vai ao encontro do objetivo que temos", afirma Cristina Cuiabália, gerente de pesquisa e meio ambiente do Sesc Pantanal.

A exposição será distribuída em móbiles que estarão dispostos ao ar livre pelo bosque do parque e mostrará o que é a biodiversidade das áreas úmidas. Haverá espelhos entre os móbiles, para que também a figura humana esteja presente, já que também faz parte desta biodiversidade.

A Wetlands International Brasil terá dois móbiles, explicando os serviços prestados pela organização e sobre o Programa Corredor Azul. "O Sesc tem muitas parcerias com organizações e instituições nacionais e nossa parceria com a Wetlands International Brasil é muito voltada para ação, indo na mesma direção do que fazemos aqui", pontua Cristina.

Programação

Parque Estadual Massairo Okamura

Sábado, 1º de fevereiro

  • Limpeza da nascente do Parque

Domingo, 2 de fevereiro

  • Caminhada e plantio de mudas de espécies nativas nas margens do Parque

Parque Baía das Pedras - Sesc Pantanal

Domingo, 2 de fevereiro - 9h às 16h:

  • Transporte gratuito saindo às 9h do Sesc Poconé (vagas limitadas)
  • Almoço (Maria Isabel por R$12)
  • Passeio de barco, cavalo, trilhas, pedalinho e muito mais
  • Exposição fotográfica da Biodiversidade da RPPN Sesc Pantanal
  • Show com Christopher Chaves
  • Entrada Gratuita