GWA: Aliança Gênero e Água

18/02/2018

A Aliança Gênero e Água (GWA) foi criada no âmbito do Segundo Fórum Mundial da Água em Haia (março de 2000). O objetivo do GWA é integrar a abordagem de gênero na gestão da água em todo o mundo e promover o acesso equitativo das mulheres e dos homens a água segura e adequada, tanto para uso doméstico quanto para saneamento, segurança alimentar e sustentabilidade da água. meio Ambiente.

O GWA é uma rede global de organizações e pessoas que trabalham no setor de água e na integração da abordagem de gênero, isto é, incorporando considerações de gênero nas políticas e práticas da água em todos os níveis.

Atualmente a GWA conta com mais de 2.100 membros em 125 países no início de 2012. Mais de 80% dos seus membros são de países da África, Ásia, América Latina e Oriente Médio. No Brasil, a Mupan é a instituição parceira com quem a GWA tem contato direto.

A GWA integra o Programa Mulheres 2030. A parceria com a Mupan possibilitou a realização da A Oficina Nacional para o Desenvolvimento de Estratégias e Planos para Implementação dos ODS* Sensíveis a Gênero Brasil, realizada entre os dias 25 a 27 de setembro de 2017, na Casa da Ciência, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. (Saiba mais sobre o Programa Mulheres 2030 aqui)

Saiba mais sobre a Aliança Gênero e Água AQUI.