Programa Mulheres 2030

18/02/2018
Participantes da Oficina ODS SEnsíveis a Gênero
Participantes da Oficina ODS SEnsíveis a Gênero

O Programa Mulheres 2030 é um programa global para apoiar a implementação de ODS sensíveis a gênero nos níveis local e nacional como parte da Agenda 2030 e do Acordo sobre o Clima de Paris.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030

Os ODS são os tópicos de uma agenda abrangente - também conhecida como Agenda2030 - para alcançar o desenvolvimento sustentável do mundo até 2030, que foi acordado por Chefes de Estado e Governos em setembro de 2015. Esta agenda inclui 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável, ou ODS, que estabelecem objetivos quantitativos em todas as dimensões sociais, econômicas e ambientais do desenvolvimento sustentável. Esta agenda ambiciosa irá moldar significativamente os esforços de desenvolvimento nos próximos 15 anos.

O Programa Mulheres 2030 é implementado por uma coalizão de 5 organizações internacionais (Women Engagement for Common Future, coordena o programa em sua totalidade; Gender Water Alliance; Global Forest Coalition; Women Environmental Program e Asian Pacific Forum on Women Law and Development) que trabalham com mulheres e gênero na América Latina, África, Ásia e Europa Oriental (52 países) e é financiada pela Cooperação Internacional da Comissão Europeia (DEVCO).

O Programa tem como objetivo fortalecer a capacidade das organizações da sociedade civil (OSC: mulheres, gênero, agricultores, trabalhadores) locais para promover a apropriação e implementação de ODSs sensíveis a gênero nas políticas e projetos locais, nacionais e regionais. Isto, na medida em que a equidade de gênero é fundamental para a erradicação da pobreza e a implementação dos ODS.

Oficina "ODS Sensíveis a Gênero"

Tendo a GWA (integrante da coalizão do Programa Mulheres 2030) como parceira, foi possível realizar da A Oficina Nacional para o Desenvolvimento de Estratégias e Planos para Implementação dos ODS Sensíveis a Gênero Brasil, realizada entre os dias 25 a 27 de setembro de 2017, na Casa da Ciência, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Foram convidadas 15 mulheres, representando 11 instituições de diferentes tipos de atuação (Ongs, Pesquisa e OSCs). No encontro foram debatidos formas e metodologias para a apropriação e aplicação de ODS de acordo com o contexto e as necessidades locais.