Wetlands International Brasil e Mupan apoiam exposição sobre o Pantanal no Congresso Nacional

Entre os dias 14 e 18 de julho de 2025, o Senado Federal recebeu a exposição "Cinzas da Floresta – Bioma Pantanal: um chamado para a conservação das áreas úmidas à luz da COP30". A mostra reuniu mais de 30 obras produzidas com tintas feitas a partir das cinzas dos incêndios que atingiram o Pantanal nos últimos anos.
A Wetlands International Brasil e a Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal apoiaram financeiramente a realização da exposição, reafirmando o compromisso institucional com a proteção das áreas úmidas e com ações de mobilização e sensibilização da sociedade e de tomadores de decisão.
No dia da abertura oficial, realizada em 15 de julho no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, o evento contou com a presença de autoridades, artistas e representantes da sociedade civil. As duas instituições foram representadas por Breno Melo, Oficial de Políticas da Wetlands International Brasil e da Mupan.
Organizada pela Environmental Justice Foundation (EJF), a iniciativa reuniu organizações parceiras como Documenta Pantanal, Instituto SOS Pantanal, WWF-Brasil e Frente Parlamentar Ambientalista, com o objetivo de ampliar o debate sobre conservação ambiental, crise climática e o papel estratégico do Pantanal e das áreas úmidas para a resiliência climática do planeta.
A exposição integrou o calendário oficial da Virada Parlamentar Sustentável, chamando atenção para a necessidade de aprovação urgente de uma lei federal de proteção ao Pantanal, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal em 2024.