Reunião de planejamento estratégico para fomento dos TICCAs no Brasil

23/03/2018

Com o objetivo de iniciar o debate e o intercâmbio para promover o planejamento de ações interinstitucionais e a busca de definição de estratégias para o desenvolvimento dos TICCAs no Brasil, com ênfase nos biomas Pantanal e Cerrado, de 23 a 25 de fevereiro de 2018, em Passo do Lontra, no Estado de Mato Grosso de Sul - Brasil, foi realizada a "Primeira Reunião dos TICCAs no Brasil".

Participaram desta reunião representantes de Mupan (Mulheres em Ação no Pantanal), ISPN (Instituto da Sociedade, População e Natureza), Rede Cerrado e Fundación Humedales, organizações que atuam no Brasil nas áreas de Biomas Cerrado e Pantanal. A Coordenação do Consórcio TICCAs para a Amazônia na América do Sul também esteve presente.

Os intensos intercâmbios realizados culminaram na constituição do Núcleo Interinstitucional Estratégico  do TICCAs Brasil para a formulação de Estratégias Nacionais e Regionais, bem como ações conjuntas para o futuro imediato.

A realização desta Reunião foi possível graças ao apoio da Iniciativa Global de Apoio aos TICCAs do Programa de Pequenos Subsídios do Fundo Global para o Meio Ambiente (GSI PPD-GEF) e o Programa Corredor Azul. O Corredor Azul é um Programa da Wetlands International, com apoio de DOB Ecology. No Brasil é implementado pela Mupan.

Carmen E. Miranda L. (Coordenadora do Consorcio TICCA para os países Amazônicos)
Rafaela Nicola D. (Colaboradora do Consorcio TICCA para o Brasil)