Reunião do CNZU marca avanço na retomada da governança das áreas úmidas no Brasil

17/12/2025

Nos dias 10 e 11 de dezembro, a Wetlands International Brasil e a Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal participaram da 3ª Reunião Extraordinária do Comitê Nacional de Zonas Úmidas (CNZU), realizada em Brasília. A participação se deu por meio de Ana Carla Albuquerque, oficial técnica e Áurea Garcia, coordenadora de Políticas da Wetlands International Brasil e diretora geral da Mupan.

Entrega de materiais ao MMA

No dia 10, Áurea Garcia e a pesquisadora Cátia Nunes, professora da UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso e pesquisadora do INAU – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas, realizaram a entrega do kit "Aplicação das Diretrizes da Convenção Ramsar ao Plano de Manejo Sítio Ramsar RPPN Sesc Pantanal" à Rita Mesquita, secretária nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBio/MMA).

A publicação reúne contribuições científicas de Cátia Nunes e Wolfgang Junk e foi produzida em parceria entre Wetlands International Brasil, Mupan, INAU, CPP Pantanal – Centro de Pesquisas do Pantanal, UFMT e o Polo Socioambiental Sesc Pantanal. O material foi desenvolvido a partir da realidade do Pantanal, com o objetivo de inspirar outras áreas úmidas do país e do mundo, atendendo também aos requisitos da Convenção de Ramsar para promover a sustentabilidade, a cooperação internacional e o uso racional desses ecossistemas, além de fortalecer a cogestão territorial e a conservação ambiental.

O documento está disponível para download gratuito no site da Wetlands International Brasil.

Na mesma ocasião, também foi entregue a Nadinni Sousa, coordenadora-geral do Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, um conjunto de materiais voltados ao fortalecimento da restauração ecológica no Pantanal e em outras áreas úmidas brasileiras, reunindo publicações técnicas produzidas pelas instituições.

Reunião do Comitê Nacional de Zonas Úmidas (CNZU)

A abertura do encontro incluiu a posse dos novos membros e uma apresentação da estrutura atualizada do CNZU, seguida de discussões sobre a integração das agendas de áreas úmidas no âmbito do MMA, envolvendo os departamentos DCBIO, DRMA e DOceano. Também foram compartilhados informes sobre a COP15 da Convenção de Ramsar, além de diálogos sobre oportunidades de visibilidade e programação dedicada às áreas úmidas durante a COP15 da Convenção sobre Espécies Migratórias (CMS), que será realizada em 2026, em Campo Grande (MS).

Essa reunião, foi um momento muito aguardado, marcando a retomada efetiva das atividades do Comitê após um longo período. O CNZU é o espaço legítimo de articulação nacional para a implementação da Convenção de Ramsar no Brasil, reunindo governo, ciência e sociedade civil para fortalecer políticas públicas voltadas à conservação e ao uso sustentável das áreas úmidas.

Entre as contribuições das representantes das organizações, destacou-se a proposta de Áurea Garcia para incluir na programação um momento específico dedicado às zonas úmidas durante a COP15 CMS, reforçando a necessidade de ampliar sua presença na agenda global da conservação, considerando a correlação espécies migratórias e áreas úmidas e a Iniciativa Regional de Conservação e Uso Sustentável da Bacia do Prata. A reunião também avançou na revisão e validação do Regimento Interno do CNZU, que contou com ampla participação presencial e remota dos integrantes.

No segundo dia, foi apresentada a nova versão de um informativo do CNZU, desenvolvida pela Wetlands International Brasil e pela Mupan com o objetivo de divulgar o papel do Comitê, fortalecer sua visibilidade institucional e mobilizar organizações da sociedade civil que atuam com áreas úmidas para uma participação mais ativa e qualificada. O material sistematiza a trajetória, as competências e as principais contribuições do CNZU ao longo dos anos, reforçando seu papel estratégico na governança ambiental brasileira.

A realização da 3ª Reunião Extraordinária consolida a retomada institucional do CNZU e reflete os esforços contínuos de articulação, incidência política e produção de conhecimento empreendidos pela Mupan e pela Wetlands International Brasil para fortalecer esse espaço participativo, em consonância com os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil no âmbito da Convenção de Ramsar.

Informações completas sobre o CNZU, suas competências, documentos e composição estão disponíveis aqui