Representantes do Programa Corredor Azul participam do III Encontro da Carta Caiman

22/03/2019

Por Leandro Barbosa

Cyntia e Julio, representantes do PCA, no III Encontro da Carta Caiman
Cyntia e Julio, representantes do PCA, no III Encontro da Carta Caiman

O III Encontro da Carta Caiman pelo Pantanal, realizado pelo Instituto SOS Pantanal e Sesc Pantanal, aconteceu hoje (22), no Hotel Sesc Porto Cercado, em Poconé, Mato Grosso. O assistente, Julio Fernandes, e a consultora, Cyntia Santos, representaram o Programa Corredor Azul - PCA, no evento, que tem como foco os possíveis caminhos de valorização da biodiversidade da maior área úmida continental do planeta e a sustentação das atividades para a preservação do bioma.

O evento contou com a presença de Flávio Ojidos, mestre em sustentabilidade, que tratou sobre "Conservação em Ciclo Continuo - como gerar recursos com a natureza e garantir a sustentabilidade financeira das Reservas Particulares do Patrimônio Natural- RPPNs". E, também, com o pesquisador da Embrapa Pantanal Walfrido Moraes Thomas que apresentou uma proposta de compensação ambiental como oportunidade para o bioma.

Com o propósito de reunir governos, lideranças nacionais e sociedade civil, para juntos construírem caminhos em prol da proteção do Pantanal, o Encontro reuniu o coordenador regional do ICMBio, a Superintendência do Sesc Pantanal, a secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso, o diretor da SOS Pantanal e pesquisadores da Embrapa.

O primeiro encontro Carta Caiman aconteceu em 2016, com o marco histórico de reunir os governadores de MS e MT com o intuito de pensarem em conjunto políticas públicas de proteção do Pantanal com objetivo de estabelecer uma política comum para o bioma, reconhecendo sua importância como Reserva da Biosfera, Sítio do Patrimônio Mundial e Convenção Ramsar. A parceria, idealizada pelo então presidente do Instituto SOS Pantanal, Roberto Klabin, culminou na Carta Caiman, onde foram firmados compromissos referentes a cinco temas: a Lei do Pantanal; os econegócios na planície e planalto; o plantio de monoculturas; o pagamento por serviços ambientais (PSA) e as ações para assegurar o modelo de conservação da Reserva da Biosfera.