Representantes da Mupan participam de oficina de formação sobre indicadores de políticas de Educação Ambiental

22/05/2019
 Mesa de abertura do evento | Foto: acervo PCA-Pantanal
Mesa de abertura do evento | Foto: acervo PCA-Pantanal

A Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea), realiza em Campo Grande (MS), de 21 a 23 de maio, a versão Centro-Oeste da oficina "Formação de Formadores em Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental de Transição para Sociedades Sustentáveis".

A oficina acontece no Museu das Culturas Dom Bosco e reúne profissionais que trabalham na formulação e execução de políticas públicas de educação ambiental (EA) na sociedade civil, nas esferas governamentais municipais e estaduais, dos três estados da região Centro-Oeste (GO, MS e MT) e Distrito Federal. A programação está dividida em dois momentos, um presencial com 20 horas e outro à distância com mais 16 horas de atividades (a serem cumpridas até 22 de junho 2019), totalizando 36 horas de duração.

A Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal, além de ser apoiadora do evento, promove a participação de membros que atuam na instituição. De Corumbá (MS), vieram as educadoras ambientais Wanda Faleiros, Shirley da Silva Matias e Fátima Ale El Seher, para prestigiar o evento. "Não há dúvidas de que essa oficina será mais um marco na história da Educação Ambiental no Estado e que irá contribuir, de forma eficiente, suprindo lacunas deficitárias quanto à formação de profissionais no campo das Políticas Públicas. Além disso, de contribuir e solidificar a implantação da Plataforma de Monitoramento e Avaliação de Projetos e Políticas Públicas de Educação Ambiental", diz Wanda.

"Vale ressaltar que a proposta de realização das oficinas nas cinco regiões do país, com cidades específicas sediando o evento, é muito importante e trará grandes resultados. Juntos e imbuídos num mesmo pensamento, muitas ações poderão ser formuladas e executadas de forma que atendam às necessidades peculiares dos territórios brasileiros considerando a grande diversidade de cada região", complementa a educadora ambiental.

Fátima Ale El Seher, Wanda Faleiros e Shirley da Silva Matias | Foto: acervo PCA-Pantanal
Fátima Ale El Seher, Wanda Faleiros e Shirley da Silva Matias | Foto: acervo PCA-Pantanal

A oficina é parte do projeto da Plataforma Brasileira de Monitoramento e Avaliação de Projetos e Políticas Públicas de Educação Ambiental (Plataforma MonitoraEA), desenvolvido pela Anppea, a partir de sua Secretaria Executiva, composta pelo FunBEA - Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, pela Oca - Laboratório de Educação e Política Ambiental da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).