Rede Pantanal de ONGs e Movimentos Sociais

07/02/2018

A Mupan integra a Rede Pantanal de ONGs e Movimentos Sociais, um coletivo formado por organizações não-governamentais, movimentos sociais, comunidades tradicionais e populações indígenas. A Rede Pantanal constitui atualmente uma importante referência para a sociedade civil promovendo a participação e representatividade nos processos de planejamento e iniciativas relacionadas ao Pantanal e Bacia do Alto Paraguai.
Sua criação deu-se às margens do Rio Paraguai durante a I Expedição Fluvial "Rio Paraguai Suas Águas Sua Gente", no dia 25 de abril de 2002, município de Cáceres, Mato Grosso.
Em agosto de 2002 a Rede foi institucionalizada durante a Assembleia que reuniu 30 entidades do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no município de Miranda, MS.
A Rede Pantanal surge como resultado de um amplo processo de articulação entre organizações e atores que dividem uma preocupação comum: encontrar alternativas adequadas para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das populações e garantir a manutenção de uma das mais importantes regiões - o Pantanal, reconhecida como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade.
A Rede Pantanal entende ser de extrema importância o desenvolvimento de uma visão global que considere aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais e que promova o Planejamento Integral para o Pantanal.