Programa Corredor Azul realiza, em Cuiabá (MT), capacitação para Conselhos Gestores de Áreas Protegidas

28/06/2019
Foto: acervo PCA-Pantanal
Foto: acervo PCA-Pantanal

Entre dos dias 24 e 26 de junho, aconteceu em Cuiabá (MT), o 2º Módulo de Capacitação Continuada para Conselhos Gestores de Áreas Protegidas. Curso realizado por meio da parceria entre o Programa Corredor Azul (PCA), da Wetlands International e o Programa Cerrado Pantanal, do WWF-Brasil, contou com a presença de gestores de Unidades de Conservação (UCs) e funcionários da Coordenadoria de Unidades de Conservação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso.

O módulo abrangeu questões aprofundadas na área de gerência de UCs e visou aumentar a capacidade dos agentes, por meio de ferramentas participativas, para tornar a governança e a gestão mais efetivas. Representando o PCA, a bióloga Rose Mary Araujo, abordou o tema: Gestão Participativa, Comunicação e Gestão de Conflitos. Também ocorreram palestras sobre Marco Conceitual para uso racional das áreas úmidas, com a pesquisadora Erica Cezarine de Arruda, do Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Serviços Ecossistêmicos de recursos naturais em áreas úmidas, com o pesquisador Fabio Roque (UFMS).

Os participantes realizaram exercícios durante as palestras temáticas e também tiveram a oportunidade de apresentar as atividades desenvolvidas no âmbito das ferramentas de gestão aprendidas no módulo I: Estudos sobre o território e atores sociais na abrangência dos conselhos.

Foto: acervo PCA-Pantanal
Foto: acervo PCA-Pantanal