Programa Corredor Azul promove troca de experiências com pesquisador do Instituto Humboldt, da Colômbia

04/06/2019
Programa Corredor Azul recebe pesquisador colombiano | Foto: Acervo PCA-Pantanal
Programa Corredor Azul recebe pesquisador colombiano | Foto: Acervo PCA-Pantanal

Nesta segunda-feira (03), o pesquisador do Instituto de Investigación de Recursos Biológicos Alexander von Humboldt, José Manuel Ochoa, esteve na sede do Programa Corredor Azul, da Wetlands International, para conhecer os projetos implementados pelo PCA-Pantanal. Ochoa é coordenador do programa Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade e também associado ao projeto CASEST, que promove a conservação e uso sustentável dos bosques colombianos envolvendo pesquisa científica, participação e empoderamento das comunidades. Um dos seus alvos de estudo é o Planalto da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul.

A Coordenadora do Programa Corredor Azul, Rafaela Nicola, enfatiza a possibilidade de colaboração entre as instituições. "O Instituto Humboldt é referência em gerar ferramentas que facilitam o manejo e gestão de Áreas Úmidas com respostas rápidas às transformações de cenários e empreendimentos previstos para a região. Esperamos que, com a experiência por eles adquirida, somada às similaridades que existem entre os programas, possamos firmar uma parceria duradoura". Um dos objetivos do plano de trabalho é a capacitação em sistemas de monitoramento e gestão.

A aproximação com o Instituto Humboldt foi possível devido aos laços que o Programa Corredor Azul tem com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Projeto CASEST, representados na reunião pelo pesquisador Fábio Roque.

Corredor Azul é um programa da Wetlands International, e implementado no Brasil pela Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal. Com foco de conectar pessoas, natureza e economias ao longo do Sistema Paraná Paraguai de Áreas Úmidas, o programa envolve três áreas focais - Esteros de Iberá e Delta do Paraná, na Argentina, e Pantanal, no Brasil. Conheça o Programa: www.corredorazulpantanal.org