Programa Corredor Azul, da Wetlands International, juntamente com o WWF-Brasil realizam curso de capacitação para gestores de Unidades de Conservação

13/06/2019
Programa Corredor Azul, da Wetlands International, realiza curso de capacitação para gestores de Unidades de Conservação. Foto: acervo PCA-Pantanal
Programa Corredor Azul, da Wetlands International, realiza curso de capacitação para gestores de Unidades de Conservação. Foto: acervo PCA-Pantanal

Entre os dias 10 e 12 de junho foi realizado, em Campo Grande (MS), o "2º Módulo de Capacitação Continuada para Conselhos Gestores de Áreas Protegidas" (UC), para os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No mesmo formato, o módulo será aplicado de 24 a 26 de junho, em Cuiabá (MT).

"O curso é uma ferramenta de apoio muito importante para a garantia dos direitos de participação social efetiva na gestão do capital natural no Brasil. As plataformas de envolvimento da sociedade, como os Conselhos de Gestão de UCs, são importantíssimas para a melhor governança e democracia", explica Julia Boock do WWF-Brasil. Neste módulo pesquisadores do Pantanal falaram sobre áreas úmidas no contexto das unidades de conservação, abordando conceitos como: gestão compartilhada, planejamento e instrumentos para reuniões. Rose Mary Araujo, que é membro do Programa Corredor Azul (PCA), palestrou no primeiro dia com o tema "Gestão Participativa e Gestão de Qualidade", além de ser a responsável pelas dinâmicas de grupo aplicadas durante o evento.

A colaboradora do PCA, professora Catia Nunes da Cunha, proferiu a palestra "Áreas Úmidas (Sítios Ramsar)", seguida do colaborador Fábio Bolzan. Posteriormente foram aplicados exercícios práticos sobre o tema. "Em nossa abordagem, apresentamos e reforçamos o conceito de Serviços Ecossistêmicos. De modo que os gestores pudessem entender, de forma simplificada, como funcionam os serviços e como replicar esse conhecimento em suas regiões", explicou Bolzan.

A gestora do Parque Estadual do Prosa, Adriana dos Santos Damião, destacou os mecanismos para serem aplicados em vários aspectos do seu trabalho. "Estou começando a atuar com o Conselho, então participar da oficina foi muito enriquecedor. Aqui uniformizamos as informações e metodologias". Os exercícios feitos durante este módulo serão apresentados nos Conselhos em que cada participante atua e também já servirá como preparação para o próximo módulo previsto para agosto.

Corredor Azul é um programa Wetlands International, implementado no Brasil pela Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal e tem o objetivo de conectar pessoas, natureza e economias ao longo do Sistema Paraná-Paraguai de Áreas Úmidas. O PCA envolve três áreas focais - Esteros de Iberá e Delta do Paraná, na Argentina, e Pantanal, no Brasil. Conheça o Programa: www.corredorazulpantanal.org.