Oficina sobre ODSs sensíveis a gênero será ministrada nesta quinta-feira

04/03/2020

Mulheres de todas as idades podem participar da atividade

Foto: Acervo Movimento Mãe Águia
Foto: Acervo Movimento Mãe Águia

Resultado de uma articulação da Mupan - Mulheres em Ação no Pantantal, junto ao Programa Mulheres 2030, acontece nesta quarta-feira (5), às 18h no Instituto de Educação Cooperar, a oficina Estratégias e Planos para Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) Sensíveis a Gênero.

Mulheres de todas as idades podem participar da atividade, que é organizada pelo Movimento Mãe Águia e Escola de Mães. A Wetlands International Brasil no marco do Programa Corredor Azul incorporou essa agenda.

A oficina visa compartilhar o conhecimento sobre os ODSs sensíveis a gênero, com foco no ODS 5: 'alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas'. Também promoverá discussão entre as participantes para que haja intercâmbio do aprendizado, fazendo com que elas debatam sobre como os Objetivos afetam sua realidade.

"Nós trabalhamos no enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes, a maioria das mulheres que participam de nossas atividades são mães, tias e avós, então elas precisam se sentir empoderadas e essa capacitação vai ajudar com isso", acredita Dany Duarte, presidente fundadora do Movimento Mãe Águia.

O instituto de Educação Cooperar fica na avenida Gury Marques, 2748. Mais informações pelo telefone (67) 99116-2395.

Programa Mulheres 2030

A Mupan está como instituição articuladora no Brasil para o Programa Mulheres 2030. O Programa está sendo viabilizado a partir de um consórcio entre a Aliança do Gênero e da Água (GWA - Gender and Water Alliance), a Coalização Global pelas Florestas (GFC - Global Forest Coalition), as Mulheres Envolvidas com o Futuro Comum (WECF - Women Engage for a Common Future), os Princípios de Empoderamento de Mulheres (WEP - Women's Empowerment Principles); e o Fórum Ásia-Pacífico sobre Mulheres, Direito e Desenvolvimento (APWLD - Asia Pacific Forum on Women, Law and Development), o qual conta com apoio da Comissão Europeia. O Programa envolve 52 países em todos os continentes, sendo que na América Latina são: Bolívia, Paraguai, Chile, Colômbia, Panamá e México, além do Brasil.

O objetivo do programa Mulheres 2030 é avançar nos processos de desenvolvimento sustentável local e regional, equitativo, inclusivo e ambiental. Desenvolvendo a capacidade das organizações da sociedade civil de mulheres e envolvê-las nos processos políticos do Acordo climático de Paris e Agenda 2030. Para atingir esses objetivos, há a facilitação e a participação no desenvolvimento e monitoramento de políticas, mobilização e o compartilhamento das melhores práticas.

Nessa parceria realizamos a Oficina Nacional de ODS Sensíveis a Gênero em Campo Grande/MS (setembro 2017) para a formação de formadores. Na proposta do Programa, a Mupan, em articulação com instituições para aplicação da metodologia (oficinas, instrumentos de coleta, entre outros), busca alcançar lideranças e suas comunidades urbanas e rurais - indígenas, quilombolas, fronteiriças, litorânea, agricultura familiar, economia solidária, etc.