Programa Corredor Azul promove discussão sobre gênero e água em Bela Vista, MS

10/10/2018

No último dia 8 de outubro, a equipe da Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal, em parceira com o Projeto Gest´Água da UFMS e do Programa QualiApa, realizou a oficina "Gênero, Água e Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS)". 


A oficina atraiu mais de 40 participantes, entre representantes da Rede Municipal de Educação de Bela Vista e estudantes de diversos cursos de graduação. A Mupan é parceira do Projeto de Extensão Gest´Água, da UFMS, desde abril de 2018.

A oficina foi realizada no Pólo 2 UAB - Universidade Aberta do Brasil em Bela Vista, Mato Grosso do Sul e ministrada por Synara Broch, professora do curso de Geografia da UFMS e coordenadora do Projeto de Extensão Gest´Água, juntamente com a estudante do curso de Geografia, Lílian Ribeiro, e a estudante de Engenharia Ambiental, Josiane Barbosa, que integram a equipe da Mupan. A equipe do QualiApa também ofereceu uma oficina, voltada para a qualidade da água na Bacia do Apa.

Segundo Lílian Ribeiro, o objetivo principal da oficina é fomentar a discussão acerca do desenvolvimento sustentável na região da Bacia do Apa, incluindo questões de gênero a partir de uma percepção ambiental. Para alcançar esse objetivo central, as ministrantes realizaram diversas dinâmicas com os participantes, que resultou em uma lista de demandas existentes na região, assim como as possíveis ações para mitigar esses impactos. Uma das demandas apresentadas pelos participantes foi a desvalorização do produtor rural, principalmente quando se trata de uma pequena produtora. Para os participantes, a resolução desse problema passa pela criação e garantia de políticas públicas que incentivem o consumo de produtos locais entre a população.