Mupan participa do 7° GeoPantanal

26/10/2018

A Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal marcou presença no 7° GeoPantanal - Simpósio de Geotecnologias no Pantanal - que ocorrereu entre os dias 20 a 24 de outubro de 2018, na cidade de Jardim. O evento teve como objetivo de promover o encontro de profissionais das comunidades acadêmico-científicas e de estudantes de nível técnico, graduação e pós-graduação interessados no uso de geotecnologias para estudos no Pantanal, incluindo-se a região do entorno situada na Bolívia e Paraguai, contida na bacia hidrográfica do alto rio Paraguai.

Durante o simpósio, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as principais pesquisas focadas na região, ampliando as possibilidades de cooperação técnica entre a comunidade acadêmica para o desenvolvimento sustentável do bioma. Rose Araujo, bióloga e diretora administrativo-financeira da Mupan, participou dos cursos ministrados por renomados especialistas de universidades e institutos de pesquisa nacionais oferecidos durante o 7° GeoPantanal, a exemplo da oficina "Mapeamento participativo dos atores da bacia do alto Paraguai para a proposição de corredores ecológicos", oferecida pela Analista de Conservação WWF, Thaishi Leonardo da Silva.

O simpósio é coordenado pela UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e pelo INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, tendo como membros parceiros a Embrapa Informática Agropecuária, a UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, a UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e o IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.