Mupan e Rede Cerrado realizam Plano de melhoria para aldeias Kadiwéu em Miranda, MS

20/06/2018

Fonte e Fotos: Maria Caroline Palieraqui

Foto: Maria Caroline Palieraqui
Foto: Maria Caroline Palieraqui

Entre os dias 14 e 16 de junho, em Miranda, MS, foi realizada a Oficina "Plano de Gestão para Sustentabilidade da Terra Indígena Kadiwéu" para discutir o planejamento de melhorias para as aldeias. O evento reuniu lideranças indígenas das aldeias Alves de Barros e Campina, da Terra Indígena Kadiwéu, e foi ministrada por integrantes da Mupan, no âmbito do Programa Corredor Azul, e pela Diretora Executiva da Rede Cerrado, Kátia Favilla.

"Queremos planejar todo território, e planejar nada mais é do que saber o que você tem hoje, e o que você quer para frente. A intenção dessa reunião é o grupo entender o que é um processo, para assim saber o que é útil e o que não é. Para entender a lógica da região, e o que ela precisa, é necessário se ver nesse lugar, e quando consegue se enxergar no território você entende quais são as reais necessidades", contou Kátia.

O planejamento foi muito importante para Etelvino de Almeida, da aldeia Alves de Barros. "No primeiro dia eu estava meio perdido, querendo entender como colocaria tudo no papel. Estava na expectativa de querer aprender mais e falar sobre as demandas da aldeia. Já no segundo dia eu consegui entender como fazer um diagnóstico e planejar melhor as ideias. Por isso agradeço a Kátia e a equipe da Mupan, que vieram de tão longe para ajudar nosso povo Kadiwéu. Aprendemos a nos organizar melhor", completou o Kadiwéu.

Explicações sobre o que seria planejado nos três dias, e quais eram os objetivos do Plano, deram início ao primeiro dia da Oficina. Em seguida, cada participante apresentou expectativas sobre os trabalhos que seriam realizados nos próximos dias.

Entre as atividades, também estava a construção de uma mesa para mostrar a importância sobre o trabalho em equipe. A montagem do objeto, segundo Edenir, só foi possível pois teve a união de todos. "No começo eu fiquei pensando no que iria sair, sem saber de nada, me enturmei para fazer a estante. Todos se ajudaram e no fim saiu uma mesa, e não a estante, porque o grupo acabou resolvendo que o melhor seria uma mesa. Observei que cada um tinha um pensamento, mas todos participaram e cada um deu uma ideia, gostei bastante. Se você for fazer individual as coisas, sai mas não sai. Se for criar uma coisa para crescer, tem que ser em união", finalizou.

O segundo dia do encontro foi marcado por dinâmicas para a compreensão de todo território indígena, e levantamento de potencialidades e fragilidades das aldeias. Os participantes também fizeram uma análise sobre o próprio território e, a partir disso, construíram um etnomapa.

A primeira fase da reunião de "Plano de Gestão para Sustentabilidade da Terra Indígena Kadiwéu" terminou com o agendamento para novos encontros, que serão realizados em seis aldeias Kadiwéu, entre julho e agosto. O grupo também relatou que a Oficina os ajudou a aprender organizar os planos.

As lideranças indígenas ainda disseram que a expectativa para futuras oficinas e reuniões é grande.

Programa Corredor Azul
O "Programa Corredor Azul: conectando pessoas, natureza e economia ao longo do Sistema Paraná-Paraguai de Áreas-Úmidas" enfoca no Estero de Ibera e Delta do Paraná, na Argentina, e Pantanal no Brasil. Coordenado pela Wetlands International (WI), o Componente Pantanal é implementado pela Mupan. O Programa está estruturado para a geração de conhecimento, mobilização, incidência política e ações locais.