Mupan completa 21 anos de história, trabalho e compromisso envolvendo gênero e meio ambiente

20/08/2021

Criação da Organização Não-Governamental aconteceu no dia 20 de agosto de 2000 com projetos que aliam a conservação no Pantanal com o empoderamento feminino.

Há 21 anos, a Organização Não-Governamental Mulheres em Ação no Pantanal - Mupan, trabalha diariamente na ampliação da participação das mulheres como agentes multiplicadoras nos cenários do meio ambiente e gênero com projetos socioambientais na região transfronteiriça no Pantanal.

A Mupan tem como rotina a promoção de debates, oficinas, formações, entre diversas outras iniciativas que facilitam plataformas e ambientes de aprendizagem na multiplicação das discussões relacionadas às pautas de gênero e o fortalecimento do papel das mulheres nos espaços na tomada de decisões.

Criada no dia 20 de agosto de 2000, a Mupan tem na sua trajetória a filosofia e a implementação de diversos projetos que visam a melhoria da qualidade de vida da população pantaneira aliada à conservação do bioma. Áurea Garcia, diretora geral da Mupan, ressalta as diversas perspectivas sobre a materialização dos projetos frente às agendas internacionais:

"Desde a criação da Mupan, temos trabalhado em diversas perspectivas de forma que as agendas internacionais se materializem nos territórios. Como que a gente conseguiria isso? Em diferentes processos para o aporte e inserção dessas pautas no cotidiano de variados atores para que possam se materializar a fim de nos dedicarmos nas diversas articulações".

Com relação à década da restauração de ecossistemas da ONU, Áurea Garcia, comenta também sobre a importância do papel da organização não governamental com relação à pauta:

"Vivemos um grande desafio em um momento que precisamos pensar como restaurar essa importante área úmida que é o Pantanal para a manutenção da biodiversidade e dos modos de vida em plena década da restauração. Presenciamos um momento que é preciso olhar não apenas para a conservação, mas de que forma podemos restaurar essas áreas úmidas. Vários estudos apontam que no bioma pantaneiro existem 11 'pantanais', ou seja, diferentes macrohabitats que necessitam de estudos e cuidados específicos. Não temos como utilizar uma metodologia aplicada em um desses pantanais a outros. Então, é um desafio tratar das distintas especificidades que podem ser encontrados em cada região do bioma pantaneiro".

Trabalho realizado em parceria com a Wetlands International

Desde 2018 a Mupan, sendo uma instituição que hospeda a Wetlands International no Brasil para a implementação do Programa Corredor Azul, potencializou as discussões com os órgãos governamentais, privados, não governamentais e comunidades, desde a realização dos projetos às suas agendas.

Com essa parceria são desenvolvidas ações que, dentre outras, perpassam a conservação inclusiva, as relações das comunidades com as áreas úmidas, suas formas de usos sustentáveis dos recursos naturais, além de fomentar o diálogo sobre TICCA - Territórios Indígenas e Áreas Conservadas por Comunidades Locais -, importante ferramenta para as comunidades na luta por seus territórios, cultura e seus modos de vida.

A organização agradece a todas as participantes, colaboradores e instituições que, ao longo dos anos, acreditam na ideia da instituição que tem na sua gênese a discussão do empoderamento de lideranças, principalmente de mulheres, para a gestão dos recursos naturais, em especial, das águas.