Membro da equipe do Programa Corredor Azul, da Wetlands International, participa de oficina de Geodesign para a BAP

29/05/2019

Nos dias 22 e 23 de maio, a WWF-Brasil realizou a 2ª Oficina de Trabalho: Construção das Bases dos Dados Geoespaciais da Bacia do Alto Paraguai (BAP). Pretendeu-se com o encontro, levantar e organizar os dados, informações e indicadores, de diversas bases de dados (espaciais e não-espaciais) referentes ao território.

Ocorrida nas dependências da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a oficina contou com representantes do Brasil, Bolívia e Paraguai, além de pesquisadores, docentes e acadêmicos dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental, Biologia, Ciências Ambientais, Sustentabilidade e Desenvolvimento.

"Muito interessante a troca de conhecimento gerada entre os pesquisadores. Foram apresentadas novas ferramentas de coleta de dados, com metodologia democrática, técnica e sem influências, de modo que pudéssemos escolher, juntos, a melhor plataforma que irá gerar um mapa com informações valiosas sobre BAP", destacou o membro do Programa Corredor Azul (PCA), Pedro Cristofori.

O mapeamento, que será realizado com a metodologia do Geodesign, apontará os corredores da sociobiodiversidade para a Bacia do Alto Paraguai (BAP) tri nacional (Bolívia, Brasil e Paraguai), para a proposição de políticas públicas de planejamento territorial, que visem o equilíbrio ambiental e econômico.