Lançamento do Programa Corredor Azul

16/03/2018

Conectando pessoas, natureza e economias no sistema do rio Paraná-Paraguai

O escritório argentino da Wetlands International lança o Programa Corredor Azul durante o 8º Fórum Mundial da Água 2018, nesta quarta-feira, 21 de março, às 17 horas, no Pavilhão de Soluções Baseadas na Natureza (E22C), em Brasília - DF.

O Programa Corredor Azul tem como objetivo salvaguardar a conectividade das áreas úmidas do sistema do rio Paraná-Paraguai, seu patrimônio natural e os meios de subsistência das comunidades locais. Este importante sistema se estende por 3.400 km desde sua fonte no Pantanal, compartilhado por Bolívia e Paraguai, até a desembocadura no Delta do Paraná, Argentina. É um dos maiores ecossistemas de áreas úmidas do mundo levando um grande fluxo de água de forma livre e contínua.

Atualmente, as mudanças no uso da terra, o desenvolvimento de obras de infraestrutura e o avanço da agricultura e pecuária e a industrialização estão colocando em risco a saúde desse ecossistema, das economias locais, da biodiversidade e da capacidade para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Nesse sentido, o Programa propõe nos próximos 10 anos uma mudança significativa, avançando para o desenvolvimento sustentável da região, junto com comunidades locais, cooperativas de pescadores e de produtores rurais, organizações da sociedade civil, povos indígenas, governos e o setor empresarial. O Programa é focado na geração e mobilização de conhecimento e advocacia política para enfrentar os novos desafios ambientais em benefício da natureza e das pessoas.

No evento de lançamento do Programa Corredor Azul estarão presentes autoridades dos governos do Brasil, Argentina e Holanda, representantes de organizações não governamentais e instituições de pesquisa e fomento.

O Programa Corredor Azul tem o apoio da DOB Ecology e é implementado no Brasil pela Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal.

Texto: Marta Andelman

https://lac.wetlands.org/

info@humedales.org.ar

Versão em português: Fernanda Prado