Inventário das Áreas Úmidas Brasileiras é oficialmente entregue à Wetlands International Brasil, Mupan, Semadesc e UEMS

30/06/2025

Durante o Pantanal Tech 2025, foi realizada a entrega oficial do Inventário das Áreas Úmidas Brasileiras, uma obra de referência nacional que reúne dados fundamentais sobre a distribuição, ecologia, ameaças e lacunas de conhecimento dos ecossistemas úmidos do país. A entrega foi feita pela Profª. Dra. Cátia Nunes (UFMT/INAU) às mãos de Áurea Garcia, diretora geral da Mupan e coordenadora de políticas da Wetlands International Brasil, e Rafaela Nicola, diretora executiva da Wetlands International Brasil e diretora técnico-científica da Mupan.

O inventário é fruto de um trabalho coletivo coordenado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU), com a colaboração de 93 cientistas de diversas instituições nacionais e internacionais. O material sistematiza, em um único documento, informações cruciais para a conservação e gestão desses ecossistemas.

"É uma grande oportunidade entregar à Wetlands e à Mupan, que são nossas parceiras de longa data, um produto do INAU que pode subsidiar muitas tomadas de decisão e a inclusão de novas áreas úmidas dentro do trabalho de vocês", afirmou Cátia Nunes, durante o momento simbólico realizado no estande da Wetlands Brasil e Mupan.

Rafaela Nicola destacou a relevância técnica do material para o trabalho das organizações:

"Esse inventário é de extrema importância para nós, que sempre trabalhamos com uma base técnico-científica sólida. Parabenizo o INAU e todos os envolvidos por entregarem um material tão robusto e necessário para orientar políticas públicas e ações de conservação no Brasil e fora dele."

Já Áurea Garcia reforçou o caráter estratégico da publicação:

"Essa entrega marca um momento de retomada das discussões e do espaço construído por diferentes pesquisadores e instituições sobre as áreas úmidas. Chega em um momento simbólico, com a reativação do Comitê Nacional de Zonas Úmidas (CNZU), e representa uma resposta direta aos compromissos assumidos pelo Brasil junto à Convenção de Ramsar."

Além do momento no estande, a entrega também foi feita simbolicamente, na Areninha Paxixi da Uems, ao Secretário Executivo da Semadesc - Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Artur Falcette, e ao Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Laércio de Carvalho. Ambos receberam exemplares impressos da obra das mãos de Cátia, Áurea e Rafaela, reforçando a importância institucional do documento para o estado de Mato Grosso do Sul.

A publicação consolida o papel do INAU e das instituições parceiras como protagonistas no avanço do conhecimento e da conservação das áreas úmidas brasileiras.