GT Pantanal reúne para a discussão sobre a temática do fogo

19/06/2021
Brigada no combate ao fogo no Pantanal | Foto: Andre Zumak
Brigada no combate ao fogo no Pantanal | Foto: Andre Zumak

Representantes de instituições participaram hoje de um encontro para delinear o futuro do grupo e das ações de proteção e desenvolvimento do Pantanal.

Aconteceu hoje, 18 de junho, o encontro GT Pantanal cuja pauta em discussão foi a respeito do fogo na região pantaneira, os planos de ação e a atuação das agendas propostas pelo grupo.

A reunião teve a presença do Ibama/PrevFogo, IFMS, UFMS, UEMS, Sebrae, WWF-Brasil, Instituto Homem Pantaneiro, Mulheres em Ação no Pantanal, Movimenta Pantanal e Wetlands International para a definição de planejamentos e organizar as informações dos objetivos coletivos do GT do primeiro semestre de 2021. Como produto dessa reunião, será gerado um relatório norteador para ações futuras.

"O futuro não depende só da ação individual e das expectativas individuais, mas, entendo que o grupo forte como o GT, com 31 organizações envolvidas, existe uma capacidade gigantesca para mudar a realidade das queimadas no Pantanal", abordou Julio Sampaio, responsável pelo mapeamento, uma parceria entre Wetlands International e Movimenta Pantanal para o GT.

O objetivo do GT Pantanal é integrar diferentes setores da sociedade no planejamento e execução de ações estratégicas para enfrentamento de situações específicas que ameaçam a integridade do Pantanal, visando o mapeamento das situações críticas, identificação dos atores envolvidos, articulação para apoio, solução e políticas públicas para o bioma pantaneiro.

História do GT Pantanal

Originado em 2020, o GT Pantanal surgiu a partir do evento Diálogos Pantanal + Sustentável, com a temática Fogo. O grupo interinstitucional discute questões emergenciais relacionadas ao Pantanal, que permite agilizar processos e tomadas de decisões, promovendo a articulação entre diferentes atores e instituições comprometidas ou voltadas ao desenvolvimento da região pantaneira.

Na temática fogo, o GT Pantanal envolve diversos atores e ações de melhorias, mapeamento e sistematização de resultados em sub-redes de informação e ação. O grupo também se preocupa em implementar ações de identificação dos gaps e métodos de atuação conjunta para ampliar a comunicação por intermédio do GT.