Gerentes de Unidades de Conservação do Mato Grosso participam de capacitação promovida por Wetlands International e WWF-Brasil

09/04/2019

Durante os dias 3 a 5 abril, os gerentes das Unidades de Conservação do Mato grosso, participaram do Programa de Capacitação em Ferramentas de Mobilização, Governança e Gestão - eUConservo, promovido pelas organizações WWF-Brasil, Wetlands International e Mupan. A iniciativa visa oferecer ferramentas de mobilização, governança e gestão para ampliar e fortalecer a capacidade dos gestores e conselheiros das Unidades de Conservação (UCs) na Bacia do Alto Paraguai. As aulas foram ministradas pela Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília e Mestre em Botânica, Danielle Calandino, e pelos analistas ambientais do ICMBio, Cláudio Fabi e Sandro Roberto da Silva Pereira.

"A capacitação dos nossos gerentes de Unidades de Conservação para a criação dos conselhos é muito importante. A implementação das UCs é um desafio para o estado do Mato Grosso. A expectativa é grande, porque nós temos uma alta rotatividade de gerentes e essa capacitação veio em uma excelente hora", afirmou, Elton Antônio Silveira, superintendente de mudanças climáticas e biodiversidade, da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso.

Para a analista ambiental Gilmara Guimarães, gerente da APA Nascentes do Rio Paraguai, a capacitação trouxe uma melhor compreensão sobre as atividades desenvolvidas no conselho em que trabalha. "Tivemos bastante teoria a respeito de formação, condução e gestão de conselhos gestores, e eu entendi algumas ações que nós praticávamos. Foi muito esclarecedor para que eu melhore as ações desenvolvidas dentro da UC".