Mais de 80 estudantes e pesquisadores participam da palestra de Fred Pearce na UFMS

07/09/2018
Mais de 80 pessoas participaram da palestra.
Mais de 80 pessoas participaram da palestra.

Alunos e professores dos cursos de graduação em Biologia, Zootecnia, Jornalismo, Engenharia Ambiental e da pós-graduação Ecologia e Conservação participaram da roda de conversa com o escritor e jornalista ambiental investigativo Fred Pearce no último dia 03 de setembro, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O evento, organizado pela Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal através do Programa Corredor Azul, da Wetlands International, teve o apoio dos cursos de Pós-Graduação da UFMS em Ecologia e Conservação; Biologia Animal; Biologia Vegetal e Ensino de Ciências e atraiu mais de 80 participantes.

Participaram da mesa os professores e pesquisadores da UFMS Fabio de Oliveira Roque, especialista em conservação da biodiversidade, Arnildo Pott, referência para a botânica do Pantanal, Geraldo Damasceno, especialista em áreas úmidas, Andrea Cardoso de Araújo, especialista em ecologia de interações e Rudi Ricardo Laps, especialista em ecologia de aves.

Fred Pearce falou sobre os desafios socioambientais e a necessidade de darmos maior visibilidade às áreas úmidas como o Pantanal. Destacou a importância de ouvir as comunidades locais e reconhecer seus saberes. Pearce também lembrou que a Amazônia é o bioma brasileiro mais conhecido internacionalmente, mas que poucos sabem da grandeza e importância do Pantanal. "Todos reconhecem a Amazônia como a maior floresta tropical do mundo, mas poucos sabem da existência do Pantanal, a maior área úmida do mundo. Um dos objetivos do livro que irei escrever a pedido da Wetlands International é mudar essa percepção", pontuou Pearce durante o encontro.

A conversa com o escritor encerrou uma visita de sete dias ao Pantanal, quando Pearce teve a oportunidade de percorrer várias regiões pantaneiras, entrevistar pessoas das comunidades locais, pesquisadores e gestores no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, onde foi recebido pela equipe do SESC Pantanal e pesquisadores do Centro de Pesquisa do Pantanal. A visita de Pearce faz parte do projeto "Wetlands Wealth", da Wetlands International, cujo resultado será a produção de um livro sobre áreas úmidas no mundo, com lançamento previsto para 2020.