Exposição fotográfica celebra Dia do Pantanal

08/11/2018

Desde de 2008 é celebrado no dia 12 de novembro o Dia da Pantanal, uma data para refletirmos sobre o valor e a necessidade de conservação desse bioma único. Nesse ano, o Programa Corredor Azul, da Wetlands International, que é implementado no Brasil pela Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal, lança uma exposição fotográfica virtual em homenagem ao bioma. Mais de vinte pessoas participaram enviando imagens que retratam a diversidade da fauna e da flora do Pantanal, assim como cenas do dia-a-dia de quem vive nessas áreas úmidas.

Além das fotos, a exposição também conta com trechos de poemas de Manoel de Barros, selecionados pela especialista na obra do escritor, Profa. Dra. Kelcilene Grácia Rodrigues, que atualmente realiza Estágio Pós-doutoral sobre a obra do poeta na Universidade do Porto, Portugal.

Lançado no Brasil em agosto de 2018, o Programa Corredor Azul - PCA , da Wetlands International, tem como objetivo preservar a saúde ambiental e a conectividade do Sistema Paraná-Paraguai de Áreas Úmidas, como patrimônio natural para o sustento e subsistência das comunidades locais, e para o desenvolvimento sustentável da região. O PCA está focado em três regiões de áreas úmidas: o Pantanal (na região transfronteiriça que abarca Brasil, Bolívia e Paraguai); os Esteros de Iberá e o Delta del Paraná, na Argentina.

Aprovada pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), a data em que se comemora o Dia do Pantanal homenageia o ambientalista Francisco Anselmo de Barros, o Francelmo, que, em 12 de novembro de 2005, faleceu durante ato de manifestação em protesto contra a expansão de usinas de cana-de-açúcar no Pantanal.

A importância do Pantanal transcende fronteiras, sendo que algumas de suas áreas recebeu o título de Reserva da Biosfera ratificado pela Unesco, além de deter quatro áreas com o título de Sítio Ramsar, concedido pela Convenção sobre as Zonas Úmidas de Importância Internacional, conhecida como Convenção Ramsar. São elas: Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Rio Negro, em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, e RPPN Sesc Pantanal, Parque Nacional do Pantanal, e Estação Ecológica Taimã, em Mato Grosso.

A exposição, apoiada pela Natureza em Foco, conta a participação de mais de 20 pesquisadores de diversas instituições, e fica no ar até o fim do mês de novembro, está disponível no site da Mupan: https://www.mupan.org.br/

Mais informações: (67) 3045-5456 e corredor_azul_pantanal@mupan.org.br