Equipe do Programa Corredor Azul – Wetlands International se reúne com representantes das Delegações da Bacia do Prata durante a COP13 Ramsar, em Dubai

31/10/2018

A Wetlands International (WI) acompanha a Iniciativa Regional da Bacia do Prata desde a sua formalização em 2005, durante a COP9 Ramsar, em Uganda. Passados 13 anos, a coordenação da Iniciativa está em transição do Uruguai para a Argentina.

Em encontro realizado em 22 de outubro de 2018, durante a Reunião das Américas, a equipe da Wetlands International, juntamente com WWF-Brasil, aproveitou para conversar com representantes da Iniciativa Regional e conhecer as expectativas futuras da Iniciativa.

Em um horizonte próximo está previsto implantação de um plano de capacitação sobre áreas úmidas e sobre a Convenção Ramsar como forma de mobilizar e reanimar a Iniciativa Regional.

Os representantes da WI ressaltaram as convergências do Programa Corredor Azul com os objetivos da Iniciativa Regional e propuseram o estreitamento dos diálogos para maior alcance da Iniciativa junto aos diversos segmentos da sociedade civil. As duas organizações - WI e WWF-Brasil -, que compõem o grupo coordenador da Iniciativa, solicitaram canais mais efetivos de participação de seus membros na Iniciativa Regional da Bacia do Prata.

Pela Wetlands International estiveram presentes Gastón Fulquet, Coordenador do Programa Corredor Azul, Rafaela Nicola, Coordenadora do Componente Pantanal do PCA e Áurea Garcia, Diretora Geral da Mupan, e pelo WWF-Brasil, Júlio Sampaio, Coordenador Cerrado-Pantanal. A reunião também contou com a presença da Senior Advisor for the Americas para a Convenção de Ramsar, Maria Riveira.