Equipe do Programa Corredor Azul participa de reunião com coordenador regional da Funai

21/03/2019

Por Leandro Barbosa

Coordenador e técnicos da FUNAI reunidos com membros da equipe do Programa Corredor Azul
Coordenador e técnicos da FUNAI reunidos com membros da equipe do Programa Corredor Azul

Nossa equipe se reuniu com o coordenador regional da Funai do Mato Grosso do Sul, Henrique Dias, para apresentar as iniciativas do Programa Corredor Azul - Pantanal. Durante o encontro, que aconteceu hoje, à tarde, na Sede da FUNAI, foi apresentado iniciativas como a construção do Plano de Vida do Território Indígena Kadiwéu e a abordagem de Territórios Indígenas de Conservação e Áreas Conservadas por Comunidades Locais - TICCA.

O Plano de Vida foi construído coletivamente pelas lideranças indígenas com a cooperação do PCA - Pantanal. Foram cerca de 30 visitas às comunidades, nas quais a equipe, por meio de metodologias participativas, ferramentas de gestão, produziu etnomapas e pontuou os objetivos dos indígenas a curto, longo e médio prazo para as suas terras, em consonância à Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas - PNGATI.

A abordagem TICCA tem como premissa o respeito a biodiversidade e as funções dos ecossistemas e a forma que elas estão diretamente ligadas ao bem-estar e ao modo de vida dos povos indígenas e comunidades locais, e visa a implementação da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. A Mupan é a instituição que está realizando essas articulações em parceria com o Consórcio TICCA e apoio do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).

Para a Diretora da Mupan, Áurea Garcia, a aproximação com a coordenação da Funai é de suma importância uma vez que na próxima semana será realizada a validação do Plano de Vida pelas lideranças das aldeias Kadiwéu. Além disso, foi um momento oportuno para esclarecer que desde o início do Programa Corredor Azul foram realizadas articulações com outras etnias, visando a difusão do conceito TICCA.

Corredor Azul é um programa da Wetlands Internacional, implementado no Brasil pela MUPAN, com o apoio da DOB Ecology.