Encontro Regional MT/MS da Rede Cerrado fortalece articulação de comunidades e organizações

Nos dias 9 e 10 de julho, Cuiabá (MT) foi sede do Encontro Regional MT/MS da Rede Cerrado. A atividade reuniu representantes de organizações da sociedade civil, povos e comunidades tradicionais do Cerrado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, como parte da preparação para o 11º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado.
Convidadas a integrar o encontro ou indicar participantes, a Wetlands International Brasil e a Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal indicaram a participação de Tatiany Auxiliadora Arruda Corrêa, da comunidade São Pedro de Joselândia (MT) e integrante da Associação Rural de São Pedro de Joselândia (ARSAPEJO), a qual integra as atividades da Iniciativa AquaREla Pantanal.
Durante os dois dias de programação, foram abordados temas como direitos humanos e territoriais, o impacto das políticas públicas sobre comunidades tradicionais, o Marco Temporal, a Convenção 169 da OIT e os caminhos para atuação regional dentro da Rede Cerrado. O evento também aprofundou debates sobre os princípios que regem a rede e as estratégias de articulação dos núcleos regionais.
Fortalecer redes como a Rede Cerrado é essencial para garantir visibilidade, resistência e políticas públicas eficazes para os povos e comunidades que vivem e cuidam dos biomas brasileiros.