Em Brasília (DF), Wetlands International participa de audiência pública em defesa do Pantanal

15/11/2019

Aconteceu no dia 12 de novembro, uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), para discutir a situação atual do Pantanal. Que é reconhecido internacional pela sua rica biodiversidade, mas vem sofrendo dia após dia, seja pelos terríveis incêndios ou pela falta de sensibilidade dos governantes.

O evento contou com a participação de membros de instituições ambientais que têm suas ações dirigidas à região pantaneira. Durante a sessão plenária o debate foi em tom de alerta, com a apresentação de diversos projetos de conservação do bioma.

Para Áurea Garcia, Diretora Geral da Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal e Oficial de Políticas da Wetlands International no Brasil, "o momento é de articulação entre os parceiros, visando a defesa e o fortalecimento de iniciativas voltadas a manutenção ambiental. Devemos estabelecer diálogos sobre a questão dos incêndios e seus malefícios, que mobilize a sociedade civil, pesquisadores e outros atores locais".

Na ocasião foi lançado o site do Observatorio Pantanal - https://observatoriopantanal.org -, da qual a Mupan faz parte desde o início. O Observatorio é uma plataforma compartilhada que reúne dados sobre o bioma, importante ferramenta que poderá ser acessada pelo público acadêmico e sociedade em geral.

Dentre outros lançamentos, aconteceu o Prêmio Reserva da Biosfera do Pantanal, com o objetivo de incentivar produtos e serviços que promovam a sustentabilidade no ecossistema pantaneiro - https://concurso.rbpantanal.org.br/

Recordando os fatos - nos últimos meses temos visto um cenário estarrecedor. As queimadas no Pantanal no mês de outubro cresceram 2.025% em relação ao mesmo período em 2018, segundo dados compilados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O aumento foi impulsionado pelo clima seco combinado em boa parte à ação humana. Só neste ano já foram destruídos pelo fogo, mais de 130 mil hectares de vegetação, o equivalente a área da cidade do Rio de Janeiro.

É preciso que o poder público e a sociedade se conscientizem da necessidade de combater as ameaças, desenvolvendo políticas públicas de proteção mais eficazes. O Pantanal pede urgência.

Acesse o vídeo completo da audiência pública pelo link https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/58440