EcoPan: ensino de ciências conectando pessoas e natureza

13/09/2019

Novamente o Pantanal é palco de uma imersão de três semanas de trocas de saberes sobre biodiversidade e ecologia entre pesquisadores e pós-graduandos. Esta é a 22ª edição do EcoPan - Curso de Ecologia do Pantanal - organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UFMS, com apoio da Wetlands Internacional.

Expedições cientificas, projetos orientados, trabalhos em grupo, diálogos com pesquisadores nacionais e internacionais fazem parte das atividades diárias vivenciadas pelos participantes, comenta do Dr. Rudi Laps, um dos organizadores do curso.

Centenas de estudantes já passaram pelo curso, que cada vez mais se torna estratégico para formação de profissionais altamente capacitados para entender a dinâmica ecológica e buscar soluções sustentáveis para as áreas úmidas do planeta. De acordo com Rafaela Nicola e Áurea Garcia, coordenadoras do Componente Pantanal do Programa Corredor Azul (Wetlands International), as áreas úmidas são fundamentais devido aos serviços ecossistêmicos que beneficiam a humanidade, entretanto a conservação destas áreas depende de fortes incentivos para ensino e formação de pessoal. O Pantanal e as áreas úmidas necessitam de muitas outras iniciativas semelhantes ao EcoPan para promover o fortalecimento das conexões entre pessoas e natureza, dentro de uma perspectiva de ciência cidadã.