Wetlands International no âmbito do Programa Corredor Azul e WWF Brasil iniciam programa de capacitação de gestores de UCs

22/03/2019

Por Leandro Barbosa 

Grupo de gestores de UCs do Mato Grosso do Sul | Foto: Leandro Barbosa
Grupo de gestores de UCs do Mato Grosso do Sul | Foto: Leandro Barbosa

Gerentes dos Conselhos Gestores de Unidades de Conservação do Mato Grosso do Sul, participaram do primeiro módulo do Programa de Capacitação #eUConservo, durante os dias 20 a 22, no Parque Estadual Mata do Segredo, em Campo Grande. A iniciativa dos Programas do WWF-Brasil "Cerrado - Pantanal" e o "Corredor Azul" da Wetlands International, implementado no Brasil pela Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal, teve o apoio do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul - Imasul. O curso tem o objetivo de ofertar ferramentas de mobilização, governança e gestão, de forma a ampliar a capacidade de influência dos conselheiros no gerenciamento das unidades de conservação (UCs).

O evento teve início com a aula da Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília e Mestre em Botânica, Danielle Calandino, que abordou sobre a importância do conselho gestor para as Unidades de Conservação - UCs. "A ideia é dar uma noção básica do funcionamento dos conselhos gestores e trazer um pouco da necessidade de se trabalhar com o foco nos objetivos finais e no impacto que se pretende ter com a implementação desses conselhos", explicou, Danielle. A palestrante, que é sócia-diretora da Cambarás Projetos Socioambientais, desenvolve pesquisas sobre participação social na conservação da sociobiodiversidade, além de atuar há 15 anos com gestão de Áreas Protegidas e gerenciamento de projetos.

No dia 21, Claudio Fabi, do Centro de Formação em Conservação da Biodiversidade - ACADEBio, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, abordou a respeito da importância da criação de um plano de ação para os conselhos gestores e apresentou iniciativas, como a gestão participativa, que podem auxiliar na eficácia dos objetivos dos conselhos. "Sozinhos, os técnicos e gestores das unidade de conservação não conseguem conhecer e garantir a conservação da biodiversidade. A participação [da sociedade civil] aumenta o conhecimento sobre a UC, garante a legitimidade no processo de decisão e faz com que o Estado ouça as demandas da população. Esse processo é fundamental se você pensa em gestão ambiental e de UCs para garantir a qualidade de vida", afirma, Cláudio.

Fernando Tatagiba compartilha com os gestores as experiências dos profissionais do conselho do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros | Foto: Leandro Barbosa
Fernando Tatagiba compartilha com os gestores as experiências dos profissionais do conselho do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros | Foto: Leandro Barbosa

O analista ambiental do ICMBio, Fernando Tatagiba, encerrou a capacitação, no dia 22, com uma abordagem sobre boas práticas dos conselhos gestores de UCs, e apresentou a atuação dos profissionais do conselho do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, um dos mais antigos do Brasil. Para Tatagiba, "é muito importante que haja eventos, oportunidades de capacitação coletiva onde grupos de profissionais se reúnem para trocarem experiências, se capacitarem em determinadas temáticas, e terem contato com diferentes ferramentas de gestão para a condução da sua linha trabalho, e assim poder fazer um trabalho de excelência".

Para Ana Bergler, gestora do Parque Estadual Matas do Segredo, o três dias de capacitação foram de muito aprendizado."Esse curso me trouxe vários conhecimentos, que eu espero por em prática aqui no Parque. Tive acesso a ferramentas que me ajudarão a fazer novas parcerias buscando a reformulação do nosso conselho [de gestão de UCs]", afirmou.

Este treinamento visa capacitar o conselho gestor de áreas protegidas para melhor participação social e demonstrar as potencialidades dos conselhos como ferramenta de apoio a gestão das áreas protegidas, explica Julia BooK, da WWF Brasil. "Está é a primeira etapa, teremos outros 4 encontros nos Estados sendo que o último culminará em um encontro entre gestores e conselheiros previsto para acontecer em Julho/Agosto 2019", disse, Julia. A co-coordenadora do Programa Corredor Azul e diretora da Mupan, Áurea Garcia, afirma que o "objetivo do programa é que esses processos formativos sejam contínuos. Além da troca de experiências entre os gestores, eles também fortalecem o diálogo e as parcerias entre governos e organizações da sociedade civil".