Consórcio TICCA realiza assembleia geral para definir planejamento estratégico global

03/04/2023

Políticas internas e agenda de trabalho visando o fortalecimento do conceito TICCA dentro dos países foram alguns dos temas abordados na reunião.

O Consórcio TICCA (Territórios e Áreas Conservadas por Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais e Locais) realizou na quarta-feira (29) uma assembleia geral para discutir questões de agenda de trabalho com representantes dos cinco continentes do planeta. O encontro foi promovido em formato virtual.

A coordenadora do componente Modos de Vida, da Wetlands International Brasil, e membro honorário TICCA, Lilian Pereira, que é também diretora administrativa financeira (suplente) da Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal - explica a importância de reniões deste porte para as agendas TICCA no Brasil.

"É uma assembleia com representantes TICCA de diversos países e o Consórcio está de olho nas diversas pautas políticas pertinentes aos povos e comunidades tradicionais em todo mundo. Por conta disso, o Consórcio tem pensado melhor nas suas demandas, internas e externas, de trabalho enquanto grupo", enfatiza Lilian que traz detalhes, "Como coletivo, a ideia da reunião é entender como os grupos têm articulado para enfrentar os desafios vividos em seus países para desta forma articular políticas internas de trabalho que irão dar corpo ao planejamento estratégico global TICCA".

A assembleia geral contou com a participação de cerca de 200 pessoas, membros do Consórcio TICCA. Além da reunião, também foi promovido um encontro extra, na quinta-feira (30), para tratar de assuntos que possam ser levados a COP 15 do próximo ano.

A previsão é de que uma nova assembleia seja realizada no dia 26 de abril (quarta-feira).

Sobre TICCA

A sigla TICCA, em português, significa Territórios e Áreas Conservadas por Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais e Locais, ou, em inglês, ICCA (Indigenous Peoples' and Community Conserved Territories and Áreas). Trata-se de uma certificação internacional reconhecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Um título que traz reconhecimento às comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, ribeirinhas, de terreiro, extrativistas, entre outras) frente às suas trajetórias de lutas na manutenção de seus territórios originais e modos de vida.

A agenda TICCA tem sido promovida pela Mupan -Mulheres em Ação no Pantanal, desde 2015, organização de referência para TICCA no Brasil, em parceria com a Wetlands International, por meio do Programa Corredor Azul e apoio da Synchronicity Earth, com o objetivo de dar visibilidade ao papel das comunidades tradicionais e indígenas na conservação dos territórios, recursos naturais e na manutenção dos modos de vida. Conheça mais a Rede TICCA Brasil clicando aqui.