Conselho do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro realiza 3ª reunião e avança em temas estratégicos para a gestão da unidade

15/12/2025

Nos dias 10 e 11 de dezembro, ocorreu a 3ª Reunião do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (PEPRN), no Passo do Lontra, em Corumbá (MS). A Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal e a Wetlands International Brasil participaram do encontro com representação do oficial técnico Edmundo Dantez Costa Neto.

Participaram da reunião conselheiros representantes de instituições governamentais, setor produtivo, organizações da sociedade civil, comunidades tradicionais e proprietários rurais do entorno do parque para discutir avanços recentes na gestão desta unidade de conservação e alinhar perspectivas para os próximos ciclos de trabalho. 

Entre os temas abordados estiveram as atualizações sobre o processo de revisão do Plano de Manejo, a conclusão do Plano de Manejo Integrado do Fogo (PMIF) e suas aplicações como ações de prevenção a incêndios, abertura de aceiros e novas estruturas de monitoramento, cercamento e sinalização do parque.

Ao longo da programação, também foi compartilhada a criação de um Grupo de Trabalho dedicado às atividades relacionadas ao manejo do fogo no PEPRN, iniciativa que busca integrar esforços, aprimorar processos e fortalecer o diálogo com propriedades privadas vizinhas.

Outro momento de destaque foi a palestra sobre fundamentos jurídicos da gestão do PEPRN, apresentada por Pedro Mendes Neto, coordenador de Regulação, Normas e Negociações Socioambientais da Semadesc, que fomentou reflexões sobre o uso sustentável dos recursos naturais e os desafios atuais relacionados ao tema da pesca na região. O debate reforçou a importância dos Conselhos como espaços de integração, diálogo, transparência e decisões com participação social.

A agenda incluiu ainda uma visita de campo ao parque, permitindo aos conselheiros vivenciar os ambientes e situação de áreas de interesse para a gestão do parque, como aceiros recentemente abertos, demais estruturas instaladas e pontos de grande relevância cênica e ecológica. A atividade contribuiu para aprofundar o entendimento coletivo sobre o território e seus desafios.

O Conselho Consultivo seguirá se reunindo ao longo de 2026, acompanhando os processos de planejamento, ampliando a integração entre instituições, contribuindo com a gestão e fortalecendo a governança do PEPRN. A Mupan e a Wetlands International Brasil permanecem comprometidas em apoiar iniciativas que promovam participação social, conservação e gestão colaborativa no Pantanal.