Celebra Cuiabá+Verde distribui mais mil mudas de árvores nativas nesta quinta-feira

13/04/2023

Oriundas da Iniciativa AquaREla Pantanal, as mudas são produzidas nos viveiros das comunidades locais de Capão do Angico, em Poconé, e São Pedro de Joselândia, em Barão de Melgaço.

No aniversário de Cuiabá, o Celebra Cuiabá+Verde presenteou a capital mato-grossense com milhares de mudas de espécies nativas do Pantanal e do Cerrado. Devido ao sucesso, a ação está de volta, nesta quinta-feira (13), no tradicional Bulixo do Sesc Arsenal. Serão distribuídas gratuitamente mais mil mudas, de 20 espécies, das 18h às 21h.

A viveirista de Capão do Angico, Natalice da Costa, participou da ação no Sesc Arsenal e ficou surpresa pela grande procura do público. "É muito gratificante. A gente fica lá cuidando das mudas e sabemos que é importante pra gente, mas é bom demais ver o que as pessoas querem, que valorizam. No final, quem ganha é o planeta. Quanto mais árvores, melhor pra todos", comentou.

Iniciado há quatro anos, a AquaREla Pantanal é fruto da união das comunidades pantaneiras em parceria com seis instituições de pesquisa e conservação de áreas úmidas (Wetlands International Brasil, Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal, Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Centro de Pesquisa do Pantanal e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas - INAU/UFMT).

"Idealizamos a AquaREla Pantanal para ser uma iniciativa de recuperação de áreas degradadas dentro da maior reserva particular do Brasil, a RPPN Sesc Pantanal, e, hoje, vemos esse trabalho contribuindo com outras frentes que, aqui, é a doação de mudas para áreas urbanas. Mais do que uma ação de alusão ao aniversário de 304 anos de Cuiabá, essa distribuição de mudas é uma forma de aproximar a população urbana da pauta da conservação ambiental e propor a reflexão quanto a importância das áreas úmidas em nossas vidas", avalia a diretora geral da Mupan e coordenadora de políticas da Wetlands International Brasil, Áurea Garcia.

Campanha - O Celebra Cuiabá+Verde é uma ação integrada entre o Polo Socioambiental Sesc Pantanal e o Sesc Mato Grosso. "Nossa intenção é contribuir para que Cuiabá volte a ser conhecida como cidade verde, o que impacta positivamente na qualidade de vida da população e na saúde do ambiente", explicou a gerente-geral do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália.

Durante a distribuição de mudas, a contabilista Eva da Silva de Sousa, de 50 anos, foi uma das milhares de pessoas que levou mudas para casa. Nascida e criada em Cuiabá, ela lembra que na infância, a cidade era bastante arborizada e afirma que, hoje, sente falta.

"Até a gente, no nosso terreno, tínhamos muita árvore. Fomos tirando, concretando, e hoje a gente se arrepende. Então, vou levar essas mudas para plantar lá, para voltar a ter verde, dar mais frescor, mais conforto, mais beleza e dar mais alegria também. A gente espera que Cuiabá volte a ser assim. Gostamos muito da ação, espero que tenha mais vezes", concluiu Eva.

A ação ocorre dentro da programação do Sistema Fecomércio-MT Celebra Cuiabá, que promove uma série de atividades em comemoração ao aniversário da cidade.

Serviço

Celebra Cuiabá + Verde – Distribuição de mudas nativas do Pantanal
Data: 13 de abril (quinta-feira), das 18h às 21h
Local: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 - Centro Sul, Cuiabá – MT
Realização: Polo Socioambiental Sesc Pantanal e Sesc Mato Grosso

Programação gratuita

Texto: Sesc Pantanal/Mupan