Análise de Viabilidade para Soluções Baseadas na Natureza no PEPRN é oficialmente entregue à Semadesc e Imasul

07/07/2025

A Wetlands International Brasil e a Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal realizaram na sexta-feira, 4 de julho, a entrega formal da Análise de Viabilidade para Soluções Baseadas na Natureza no Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (PEPRN) a representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Estiveram presentes na reunião o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, o Secretário Executivo da Semadesc, Artur Falcette, o Superintendente de Mitigação e Adaptação Climática da Semadesc, Fábio Bolzan, o Diretor-Presidente do Imasul, André Borges, a Diretora de Desenvolvimento do Imasul, Thais Caramori, e o Gerente de Unidades de Conservação (GUC) do Imasul, Leonardo Tostes. A entrega foi realizada por Rafaela Nicola, diretora executiva da Wetlands International Brasil e diretora técnico-científica da Mupan; Áurea Garcia, coordenadora de políticas da Wetlands International Brasil e diretora geral da Mupan; e Letícia Larcher, gestora de projetos da Wetlands International Brasil.

O estudo apresenta o potencial do PEPRN para gerar créditos ambientais, como os de carbono e biodiversidade, com base em metodologias como desmatamento evitado, manejo integrado do fogo e uso de espécie guarda-chuva. A análise identifica o Parque como um forte candidato para a implementação de projetos-piloto de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) baseados em Soluções Baseadas na Natureza (SbN) no estado.


O secretário estadual da Semadesc, Jaime Verruck, considera que o estudo representa um avanço estratégico. "Essa é uma oportunidade real de transformar ativos ambientais em benefícios concretos para o Estado, combinando preservação com geração de valor", afirma.

Segundo Letícia Larcher, os dados reunidos na análise já permitem vislumbrar os primeiros passos para aplicação das metodologias. "A análise pode subsidiar tanto a estruturação de políticas públicas quanto o desenho do possível primeiro projeto de PSA baseado em Soluções Baseadas na Natureza para o estado do Mato Grosso do Sul", afirma.

A entrega do documento também consolida os avanços obtidos com a parceria técnica entre as organizações da sociedade civil e o poder público, já formalizada por meio de um acordo de cooperação vigente por dois anos. Como parte desse processo, uma capacitação técnica com a equipe do Imasul foi realizada para apoiar o entendimento e a aplicação das metodologias avaliadas.

A entrega do estudo reforça o papel do PEPRN como modelo de unidade de conservação capaz de aliar proteção ambiental e sustentabilidade financeira. "A iniciativa também se alinha à meta do estado de alcançar a neutralidade de carbono até 2030 e evidencia o compromisso da Wetlands International Brasil e da Mupan em desenvolver estratégias integradas e eficazes para a gestão das áreas úmidas do Pantanal", reforça Rafaela Nicola.