Ações de prevenção a incêndios no Pantanal avançam com pré-lançamento do Plano MIF

Nos dias 2 e 3 de dezembro de 2025, a Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal e a Wetlands International Brasil participaram do 6º Seminário em Manejo Integrado do Fogo (MIF): Elaboração Técnica em Mato Grosso do Sul, organizado pelo Comitê do Fogo MS, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – Imasul/Semadesc, realizado no auditório do Imasul, em Campo Grande (MS).
O evento reuniu instituições públicas, organizações da sociedade civil, pesquisadores, brigadistas e especialistas com o objetivo de fortalecer estratégias de prevenção, preparação e combate a incêndios florestais no estado. Nossas instituições foram representadas por Letícia Larcher, gestora de projetos, que apresentou as principais ações sobre MIF desenvolvidas pela Mupan, a Wetlands International Brasil e parceiros.
Pré-lançamento do Plano de Manejo Integrado do Fogo (PMIF) do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro (PEPRN)
No primeiro dia do evento, ocorreu o pré-lançamento do PMIF do PEPRN, resultado de um trabalho conjunto entre Wetlands International Brasil, Mupan, Instituto Terra Brasilis, Peld/Nefau/UFMS, Prevfogo/Ibama, Corpo de Bombeiros Militar do MS, Imasul, entre diversos outros parceiros.
Durante a apresentação, feita pelo pesquisador Geraldo Damasceno, coordenador do PELD/NEFAU/UFMS, foi destacado o caráter colaborativo do processo e a importância da integração entre ciência, gestão pública e conhecimento tradicional.
Na ocasião, foram entregues, exemplares da versão preliminar do PMIF às autoridades e representantes das principais instituições presentes, entre elas, o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), Jaime Verruck, reforçando a importância da disseminação de informações acessíveis e orientadoras para a gestão do fogo em Mato Grosso do Sul.
Apresentação das ações de 2025
No segundo dia, Letícia Larcher apresentou as ações realizadas em 2025 pela Mupan e pela Wetlands International Brasil, com resultados que reforçam a atuação integrada no território.
1. Apoio às Brigadas de Incêndio do Pantanal – Território Indígena Kadiwéu
- Entrega de equipamentos de prevenção e combate às brigadas das aldeias Alves de Barros e Tomázia;
- Equipamentos de informática para estruturar a sede dos brigadistas da Aldeia Tomázia;
- Insumos para construção de banheiros, alojamento e cozinha para os brigadistas da Aldeia Tomázia;
- Insumos para construção do barracão dos brigadistas da Aldeia Alves de Barros.
2. Serra do Amolar
- Apoio financeiro à Brigada Alto Pantanal;
- Doação de uma lâmina para trator utilizada em ações de prevenção e combate.
3. Manejo Integrado do Fogo / Queima Prescrita
- Execução do Manejo Integrado do Fogo no PEPRN com diversos parceiros;
- Acompanhamento das oficinas de etnomapeamento do fogo no Território Indígena Kadiwéu, em parceria com o PrevFogo/Ibama, preparando áreas prioritárias para a queima prescrita de 2025.
4. Capacitações
- Correalização do bootcamp "Dias de Campo: Resgate do Uso Tradicional do Fogo no Pantanal";
- Curso presencial sobre o Sifau – Sistema de Inteligência do Fogo em Áreas Úmidas, conduzido com Imasul e Lasa/UFRJ, durante o Pantanal Tech MS.
5. Oficinas e Palestras
- Correalização do workshop "Prevenindo incêndios florestais tropicais: liderança local, ambição nacional e financiamento", ligado à iniciativa estratégica Chamada à Ação, lançada pelo Governo Federal na COP30;
- Apresentação das iniciativas de combate a incêndios florestais no evento internacional "Ação Coletiva para a Prevenção de Incêndios Florestais: Ação liderada por Povos Indígenas e Comunidades Locais da Amazônia aos Trópicos".
6. Incidência Política
- Articulação junto ao Parlamento Europeu e ao Governo Federal Brasileiro visando ampliar a destinação de recursos para o Fundo Clima de Mato Grosso do Sul.
