Ações conjuntas são discutidas com lideranças indígenas Kadiwéu

10/06/2021
Território indígena Kadiwéu / Foto: acervo PCA-Pantanal
Território indígena Kadiwéu / Foto: acervo PCA-Pantanal

Nos dias 10 e 11 de junho, uma equipe de colaboradores da Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal e Wetlands International Brasil se reúne com membros da Abink (Associação dos Brigadistas Indígenas da Nação Kadiwéu) e lideranças da comunidade indígena Kadiwéu. A proposta do encontro é discutir uma série de aplicações úteis, principalmente no âmbito do planejamento territorial e do monitoramento ambiental como a implantação de viveiros dentro do território, horta comunitária, recuperação de nascentes e áreas degradadas.

No dia 11, os Kadiwéu recebem, um representante da etnia Terena para compartilhar sua experiência com a implementação e manutenção de viveiro na comunidade Taunay-Ipegue, de Aquidauana (MS). Atualmente, espécies nativas e medicinais - como o Pau-santo - correm risco de extinção, o que pode ocasionar prejuízos social e cultural para os indígenas.

Ainda dentro do cronograma, a brigada da Abink realizará a queima prescrita, um método utilizado em áreas e períodos específicos, que tem como objetivo consumir o material combustível acumulado. Uma ação necessária para evitar as ocorrências dos últimos anos, quando a comunidade sofreu muito com os impactos causados pelo fogo.

Na oportunidade serão entregues doações de equipamentos para a Abink e para a escola das aldeias, além de combustível, roupas, máscaras descartáveis, álcool em gel e kits de primeiros socorros.