Programa Corredor Azul, é lançado no 8º Fórum Mundial da Água

09/04/2018

"Conectando pessoas, natureza e economias no sistema do rio Paraná-Paraguai", o lema do Programa Corredor Azul resume com precisão e poesia o objetivo do Programa Corredor Azul, Programa da Wetlands International que foi lançado no dia 21 de março, durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília - DF.

O Lançamento do Programa Corredor Azul lotou o Pavilhão de Soluções Baseadas na Natureza, na Exposição do Fórum. Contou com a presença de autoridades dos governos do Brasil, Argentina e Holanda, representantes de organizações não governamentais e instituições de pesquisa e fomento.

Com 10 anos de execução, o Programa se concentrará na mobilização de esforços para implementar caminhos de desenvolvimento alternativos para a região, reunindo organizações da sociedade civil, setor privado, setor acadêmico e governos com projetos piloto em três áreas: o Pantanal (Brasil, Bolívia e Paraguai), o Ibera Marshes e o Delta do Paraná na Argentina.

O Sistema do rio Paraná-Paraguai se estende por 3.400 km e atende cento e vinte e oito milhões de pessoas na América do Sul. As mudanças no uso da terra, o desenvolvimento de obras de infraestrutura e o avanço da agricultura e pecuária e a industrialização estão colocando em risco a saúde desse ecossistema, das economias locais, da biodiversidade e da capacidade para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

O Programa Corredor Azul quer provar que as práticas de gestão inclusiva, a produção sustentável de culturas e os meios de subsistência tradicionais estão entre as soluções para proteger e usar um dos maiores sistemas de terras húmidas de água doce do mundo.

O lançamento do Programa Corredor Azul foi realizado pelo escritório argentino da Wetlands International. O Programa Corredor Azul tem o apoio da DOB Ecology e é implementado no Brasil pela Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal.

Demonstrando as ações que já estão sendo realizadas no Pantanal, a Mupan apresentou durante o Lançamento o Teaser 1º Encontro TICCAs Brasil. O Encontro ocorreu nos dias 26 a 28 de fevereiro em Corumbá e apresentou o conceito de TICCAs (Territórios Indígenas de Conservação e Áreas Conservadas por Comunidades Locais) a representantes indígenas, colônia de pescadores, quilombolas, e comunidades tradicionais dos biomas Pantanal, Cerrado e Mangue. O TICCAs é um subcomponente do Programa Corredor Azul - Pantanal.

Confira o Teaser.