No Mês das Mulheres e Dia da Água, Mupan participa de live Portal do Bicentenário

22/03/2023

Com três profissionais com expertise no bioma pantaneiro, Áurea Garcia, Icléia Albuquerque e Mara Aline Ribeiro, Mupan marca presença em debate sobre "Mulheres no ritmo das águas pantaneiras".


Com o tema "Mulheres no ritmo das águas pantaneiras", a Mupan (Mulheres em Ação no Pantanal) participará nesta quarta-feira (22), às 15h (horário do MS), e 16h (horário de Brasília), de uma live em referência ao Mês das Mulheres e ao Dia Mundial da Água. A transmissão pode ser acompanhada no Youtube pelo canal do Portal do Bicentenário.

Pioneira na incorporação de gênero na gestão das águas dentro do bioma Pantanal, a Mupan marca presença no evento com a participação de três integrantes da instituição: Áurea Garcia, Icléia Albuquerque e Mara Aline Ribeiro.

Diretora geral da Mupan, Áurea Garcia, fará uma apresentação sobre a instituição e abordará a importância do protagonismo feminino dentro de trabalhos pela restauração do Pantanal, como é o caso da Iniciativa AquaRELA Pantanal que visa a restauração de áreas degradadas dentro da maior reserva particular do Brasil, RPPN Sesc Pantanal. Iniciativa que tem a Mupan como proponente dentro do projeto GEF Terrestre e que, na sua execução, conta com parcerias importantes de quatro instituições (Wetlands International Brasil, por meio do Programa Corredor Azul, Polo Socioambiental Sesc Pantanal, além do CPP Pantanal e INAU/UFMT).

Com pesquisa sobre as mulheres no setor do turismo, cujo foco é voltado às mulheres ribeirinhas, Mara Aline Ribeiro, associada da Mupan e docente do curso de Ciências Sociais da UFMS, marca presença no evento representando a instituição de ensino superior.

Já Icléia Albuquerque, participa do debate como mediadora das apresentações e troca de saberes entre as profissionais. Ela que é integrante suplente ao cargo de diretora geral da Mupan e, também, docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O evento é um intercâmbio de conhecimento que será reforçado com a participação de outras duas profissionais com expertise em Pantanal, Ana Paula Correia de Araújo (UFMS) que abordará o tema "Pertencimento e Economia no Pantanal", enquanto Dilza Porto fará apresentação pelo Portal do Bicentenário.

Mupan

A Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal, é a primeira ONG do Pantanal voltada para a incorporação de gênero na gestão das águas. Foi fundada em agosto de 2000, a partir do componente de fortalecimento de organismos de gestão de água do Projeto GEF Pantanal/Alto Paraguai. Sua missão consiste em ser uma instituição referência no empoderamento de mulheres e de comunidades tradicionais para a defesa de seus territórios, resguardando modos de vida, alinhado ao uso inteligente dos recursos naturais e à igualdade de gênero. Para tanto utiliza-se de metodologias colaborativas e parcerias com os diferentes setores para a geração e aplicação de conhecimentos. Desde 2017 é parceira da Wetlands International na implementação do Componente Pantanal do Programa Corredor Azul (PCA) e outros projetos.

AquaREla Pantanal - O projeto "Recuperação de Florestas Ribeirinhas Pantaneiras: beneficiando água, solo, peixes e populações do entorno da RPPN Sesc Pantanal", também chamado de Iniciativa "AquaREla Pantanal", é um trabalho construído no coletivo, que envolve a Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal, a Wetlands International Brasil, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal – uma iniciativa do Sistema CNC-Sesc-Senac, o Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Áreas Úmidas (INAU/UFMT).

A AquaREla Pantanal é financiada pelo: 1) Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) por meio do Projeto Estratégias de Conservação, Recuperação e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com as agências Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como implementador e o Fundo Brasileiro de Biodiversidade (FUNBIO) como executor; 2) DoB Ecology via Programa Corredor Azul da Wetlands International

Portal Biocentenário - É uma iniciativa constituída em rede por universidades, faculdades e estruturas similares, programas de pós-graduação, centros, núcleos e grupos de pesquisa, instituições de representação de pesquisadores(as) e de programas de pós-graduação, sindicatos docentes, instituições de representação de estudantes, movimentos sociais, cidadãs e cidadãos brasileiros(as) que visa produzir, editar, fazer curadoria, organizar e disponibilizar conteúdos sobre os 200 anos da Independência do Brasil e seus desdobramentos, analisados por todos os campos do conhecimento (científicos e escolares), na arte, na cultura e nos mundos do trabalho.