Mupan participa da agenda Gênero e Água do 8º Fórum Mundial

10/04/2018

Além da programação para o Lançamento do programa Corredor Azul a equipe da Mupan também aproveitou o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília/DF, para fortalecer contatos com outras redes e instituições que estavam no evento, principalmente no segmento Gênero e Água, tema das ações da instituição.

A Mupan foi convidada a integrar o painel Gênero, Água e Natureza realizado no dia 20 de março (2º dia de evento), no Pavilhão Soluções Baseadas na Natureza. Este foi o único painel específico ao tema durante o Fórum. Foram feitos questionamentos sobre a melhor forma de se promover a igualdade de gênero e como dar às mulheres formas de serem inseridas nas rodas de tomada de decisões quanto a governança da água e o quanto isso é fundamental para a conservação da natureza e a melhor utilização do recurso.

Durante o Painel Áurea da Silva Garcia - Diretora Geral Mupan, e Rafaela Nicola - Diretora Administrativa, apresentaram as ações que a organização não governamental vem realizando no Pantanal - com enfoque às regiões transfronteiriças, em seus 18 anos de trabalho. (Conheça as ações e projetos da Mupan AQUI).

Reuniram-se também com a membro e representante da Aliança Gênero e Água (GWA), Sara Ahmed (Índia). A Mupan é o contato e ponto focal no Brasil da Aliança Gênero e Água, tendo realizado e fomentado ações no país acerca das ODSs Sensíveis a Gênero. Entre as rodas de conversa, a advogada e consultora ambiental Luciana Cordeiro de Souza convidou a Áurea Garcia, representando a Mupan, a escrever um capítulo que irá integrar seu próximo trabalho literário, Luciana de Souza tem como obra mais recente o livro infantil "Clara e as Águas Invisíveis".

No dia 21 de março (terceiro dia de evento) a Mupan participou do lançamento da Rede Latino-americana Água e Mulher. Aumentando a rede de parcerias, a Mupan foi convidada a integrar a "Women for Water Partnership", uma rede global de 27 organizações que fomentam a inclusão das mulheres nas tomadas de decisões sobre a água e sua acessibilidade.

Organizações conectadas

Durante o 8º Fórum Mundial da Água o escritório da Wetlands International (Holanda) e as instituições que a representam na Argentina (Humedales) e Brasil (Mupan) promoveram a integração com outras redes e organizações, como WWF, a Embaixada do Reino dos Países Baixos, a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e GWA. O estreitamento entre as instituições e organizações reforça a sinergia a sintonia na execução de ações, viabiliza a fluidez de informações e a boa saúde das relações interinstitucionais.