Gaea - Formação Gênero, Água e Educação Ambiental

18/02/2018

Introduzir as temáticas Gênero e Água no dia a dia de educadores e educadoras sempre foi um sonho idealizado por várias pessoas, e com a soma dessas várias parcerias e esforços foi possível realizar o curso de extensão Formação Gênero, Água e Educação Ambiental. Por meio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) a proposta foi materializado como um curso de extensão do projeto Formação de Multiplicadores para Incorporação de Gênero no Gerenciamento de Recursos Hídricos e Educação Ambiental, coordenado pela MUPAN, com apoio do Programa Aliança Ecossistema - uma parceria entre IUCN-NL, Both ENDS e Wetlands International.

A formação GAEA foi realizada entre 2013 e 2014. proporcionou 150 vagas e foi aplicado pelo sistema de Educação à Distancia - EAD, pela UFMS. Em 2015 a Formação GAEA ganhou sua versão em Cartilha com todos os materiais e didática utilizados durante o curso de extensão com o bônus das produções dos cursistas em forma de relato de experiências, demonstrando o êxito do curso nas reflexões realizadas. A cartilha ainda traz encartado um DVD com todos os materiais produzidos (projeto político-pedagógico, guia didático do aluno, artigos e relatos de convidados e alunos) e os materiais de apoio das disciplinas (vídeos, artigos e cartilhas).Em 2016 os materiais contidos no DVD ganharam seu próprio website (gaea.inf.br) garantindo assim a replicação de toda a experiência para todos que interessarem.

Reconhecimento pela ONU Mulheres

No mesmo ano de lançamento do website a Formação Gênero, Água e Educação Ambiental - GAEA foi selecionada pela ONU Mulheres para integrar o Compêndio de "Boas Práticas de Capacitações para a Igualdade de Gênero".

O Compêndio de Boas Práticas em Formação para a Igualdade de Gênero tem como objetivo fazer uma contribuição tanto empírica quanto analítica no campo de treinamento para a igualdade de gênero. O Compêndio oferece informações em profundidade sobre 10 boas práticas diferentes, incluindo descrições detalhadas de cursos de formação, exemplos de como lidar com desafios e diversas ferramentas e atividades para uso em treinamento.

Acesse o website da Formação GAEA