Em reunião com o Prevfogo, PCA discute o manejo do fogo no Pantanal

18/12/2019

Aconteceu dia 16/12, no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) de Mato Grosso do Sul, uma reunião técnica sobre as ações do Projeto Noleedi, que trata dos efeitos do fogo na biota do Pantanal sul-mato-grossense e sua interação com os diferentes regimes de inundação.

A reunião contou com membros do Programa Corredor Azul (PCA)/Wetlands International, DOB Ecology, colaboradores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e representante sul-mato-grossense do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).

Na oportunidade foi possível convergir agendas para o próximo ano e relembrar as ações já realizadas no projeto, como por exemplo, a conclusão da primeira fase do monitoramento da vegetação que sofre inundações na Terra Indígena Kadiwéu para saber qual o efeito do fogo nos recursos naturais.

O Programa Corredor Azul, da Wetlands International, é parceiro no Projeto Noleedi e trabalha na terra indígena Kadiwéu contribuindo para o Plano de Gestão Territorial e Ambiental da terra indígena. Por meio do Plano de Vida do Território Kadiwéu, contribui para o desenvolvimento territorial sustentável da maior área protegida do Pantanal e para a ampliação da qualidade e extensão de áreas sob manejo sustentável.