Coordenadora do LASA, parceira da Wetlands International, ganha prêmio “25 Mulheres na Ciência América Latina”

16/02/2023

A Wetlands International Brasil e Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal parabenizam a pesquisadora, Dra. Renata Libonati, coordenadora do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA/UFRJ), parceiro(a) das instituições, por estar entre as cientistas vencedoras da 3ª edição do prêmio "25 Mulheres na Ciência América Latina", da empresa 3M do Brasil. A lista de todas as cientistas premiadas você confere aqui.

A premiação representa o reconhecimento ao trabalho da cientista Renata Libonati por ter criado o sistema ALARMES - Alerta de Área queimada com Monitoramento Estimado por Satélite. Um sistema de alerta de incêndios florestais construído para ajudar na preservação dos biomas brasileiros.

O ALARMES combina imagens de satélite da NASA, focos de calor e inteligência artificial para identificar novas áreas atingidas pelo fogo, monitorando diariamente a localização e extensão das áreas queimadas, permitindo, por exemplo, entender a velocidade de aumento dessas áreas afetadas. Essas informações são enviadas aos órgãos competentes para o planejamento e a realização de ações efetivas.

Honrada por compor um quadro de 25 cientistas vencedoras do prêmio, Renata espera que essa conquista sirva de inspiração e motivação para outras jovens e mulheres seguirem a carreira nessa área de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). "Globalmente, as mulheres são apenas 35% daqueles que entram no ensino superior nesta área do conhecimento", afirma a cientista que lembra também da importância da ciência em nosso cotidiano. "Espero também que o prêmio contribua para mostrar à sociedade que a ciência não é restrita ao meio acadêmico. Ela [a ciência] se preocupa em conectar o conhecimento científico com ações diretas de transformação da sociedade e do meio ambiente".

Ações diretas que, inclusive, são vistas em trabalhos voltados à conservação do Pantanal, a exemplo da parceria com a Wetlands International Brasil e a Mupan, tem unido forças para popularizar o uso da plataforma por gestores e brigadistas que atuam dentro desse importante bioma, considerado a maior área úmida de água doce do planeta.

"Transformar o conhecimento gerado pela ciência em ações práticas para a solução de problemas da sociedade e do meio ambiente, requerem recursos financeiros e incentivos que em geral não estão disponíveis. A parceria com a Wetlands International Brasil e Mupan entra neste contexto de fomentar o desenvolvimento e manutenção da plataforma ALARMES que vem contribuindo para a promoção de um meio ambiente mais equilibrado", pontua Renata.

Perfil

Renata Libonati é doutora em Meteorologia/Sensoriamento Remoto pela Universidade de Lisboa. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA-UFRJ). Além de atuar como pesquisadora, colaboradora, do Instituto Dom Luiz e do Centro de Estudos Florestais, ambos da Universidade de Lisboa. Dentro do meio científico, Libonati ainda é membro da Rede Latino-Americana das Mulheres para a Ação Climática (IBWOCLIMA), Pesquisadora de Produtividade do CNPQ e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.