Coordenadora do Consorcio TICCA no Brasil, Mupan participa da 1ª Assembleia Regional do Consórcio na América Latina, na Colômbia

30/10/2018

Visando implementar o processo de regionalização do Consórcio TICCA (Territóriose Áreas Conservadas por Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais e Locais), foi realizado, durante os dias 22 e 26 de outubro de 2018, a 1ª Assembleia Regional do Consórcio TICCA na América Latina, na "Casa de Encuentros La Salle", em Fusagasugá, Colômbia.

O foco da assembleia é compartilhar as experiência e desafios que atualmente enfrentam os membros do Consórcio TICCA em seus respectivos países. Representando a Mupan, uma das instituições membros do consórcio, o assistente do Programa Corredor Azul para o componente Pantanal, Júlio Fernandes, juntamente com Paulo Baltazar, do Instituto Terena de Educação Intercultural, participaram de diversas atividades e tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de autonomia da governança territorial, dos meios de conservação ambiental e dos meios de vida e resgate cultural no Resguardo Indigena Cañamomo y Lomaprieta, durante os dias 18, 19 e 20 de outubro.

O compartilhamento de experiências entre os membros do TICCA é fundamental para definir as ações prioritárias para os próximos anos, assim como desenhar estratégias e planos de ação regionais para os anos de 2019-2020. Durante a Assembleia ainda houve um momento especial, em que velas foram acessas em memória do ex-presidente do Consórcio, Dr. Mohammad Taghi Farvar, falecido em julho de 2018.

Além do Brasil, que foi representando pela Mupan, que segue como organização coordenadora do consorcio no Brasil, estiveram representantes de 13 países da América Latina, América do Norte e Europa, que puderam fazer um intercâmbio das causas de lutas indígenas e de comunidades tradicionais por várias partes do mundo e, especialmente, para a América Latina.

Júlio Fernandes explica nos territórios latino-americanos, a estrutura e governança do consorcio se dá a nível regional e nacional, com um conselho executivo composto por cinco pessoas e uma secretaria técnica composta por três coordenadores sub-regionais (representando Cone-Sul, Amazônia e Meso-Centro América). O Brasil encontra-se na sub-região Amazônica, que é coordenado pela bióloga e especialista em Limnologia e Gerenciamento de Áreas Protegidas, Carmen Miranda.

Júlio Fernandes, do Programa Corredor Azul e Carmen Miranda, coordenadora do Consórcio TICCA na sub-região amazônica
Júlio Fernandes, do Programa Corredor Azul e Carmen Miranda, coordenadora do Consórcio TICCA na sub-região amazônica
 Paulo Baltazar e Júlio Fernandes, do Programa Corredor Azul
Paulo Baltazar e Júlio Fernandes, do Programa Corredor Azul