A iniciativa Impulsa Pantanal se deu frente ao cenário catastrófico que assola o Pantanal em 2020. A paisagem mudou com quase 30% do bioma atingido pelos incêndios, equivalente ao tamanho da Holanda, no qual a sociobiodiversidade foi bastante impactada. Hoje nos deparamos com o desalento dessas populações, fauna, flora e seres humanos, em espaços rurais e urbanos sofrem com as consequências do fogo, que devasta importantes territórios de vida, de conservação e de manutenção das áreas úmidas que formam o Sistema Paraná-Paraguai de Áreas Úmidas.



Metas

A iniciativa Impulsa Pantanal reúne esforços para ampliar a resiliência das comunidades tradicionais com ações de fortalecimento local, impulsando o protagonismo para tornar o bioma ainda mais pulsante. Medidas de curto, médio e longo prazo, ações de restauração e manutenção de seus territórios, intervenções online relacionadas às expressões artísticas pantaneiras, como música e artes plásticas de artistas de MS, MT e do Brasil, ainda como ações que contemplem os saberes técnico-científicos integrados com os tradicionais, contribuirão ativamente para evitar que situações como os incêndios de 2020 se repitam.

Saiba mais...



Região da RPPN Sesc Pantanal por © Cristina Cuiabália (Sesc Pantanal) em outubro/2019 e
© Julio Fernandes (Wetlands International Brasil) em dezembro/2019 

Criação, fortalecimento e autonomia de brigadas de incêndio comunitárias

Esforços de restauração ecológica em áreas afetadas pelo fogo

Criação de viveiros de espécies nativas do Pantanal

Ampliação da disponibilidade de água para uso humano e meio ambiente



Apoie!

Nosso objetivo é fortalecer o protagonismo das comunidades indígenas, tradicionais, quilombolas e rurais do Pantanal e a partir delas impulsar a conservação do bioma, com o aumento do número e capacidade de brigadas de combate ao fogo, fortalecer a segurança alimentar e segurança hídrica. Comunidades fortalecidas fazem o Pantanal mais pulsante.




Serra do Amolar por © Áurea Garcia (Mupan) e © André Zumak (IHP)

A Iniciativa

As organizações não governamentais Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal, Wetlands International, Centro de Pesquisa do Pantanal, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas, Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai SOS Pantanal e Sesc Pantanal com suas redes de articulações e parcerias, locais, nacionais e internacionais, uniram seus esforços para impulsar ações efetivas e de longo prazo a fim de garantir a qualidade ambiental e modos de vida da população pantaneira. 

Saiba mais