A Iniciativa 

As organizações não governamentais Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal, Wetlands International, Centro de Pesquisa do Pantanal, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas, Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai SOS Pantanal e Sesc Pantanal com suas redes de articulações e parcerias, locais, nacionais e internacionais, uniram seus esforços para impulsar ações efetivas e de longo prazo a fim de garantir a qualidade ambiental e modos de vida da população pantaneira.

Diante das questões emergenciais em decorrência, a princípio, da pandemia do Coronavírus (SARS-CoV-2) e, em seguida, sob o efeito dos incêndios no Pantanal, comunidades situadas no Pantanal se encontram em situação de vulnerabilidade. Foram ofertadas doações, a partir de articulações da SOS Pantanal junto à União BR e o movimento Pantanal Chama, a fim de atender as necessidades dessas populações. A iniciativa Impulsa Pantanal conta com diversas atividades de vulto nacional e internacional, de maneira a arrecadar recursos para garantir a médio a longo prazo o fortalecimento de iniciativas locais na prevenção e combate aos incêndios, restauração ecológica de forma a garantir a segurança alimentar e hídrica.

Serão realizados webinários com especialistas e colaboradores, lançamento de livro, lives com artistas, vendas de obras de arte online, entre outras ações. Confira a nossa programação para o mês de novembro de 2020, em que se celebra o Dia do Pantanal (12 de novembro), como momentos reflexões e colaborações:

  • 5/11 - Webinário "Turismo: Estratégia de Desenvolvimento para o Pantanal".
  • Realização: Agência Movimenta Pantanal | Apoio: Wetlands International e Mupan

  • 12/11 - Lançamento da iniciativa "Impulsa Pantanal" que reúne esforços para ampliar a resiliência das comunidades tradicionais com ações de fortalecimento local, impulsionado o protagonismo para tornar o bioma ainda mais pulsante.

    Realização: Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal, Wetlands International e SOS Pantanal

    • 12/11 - 17 horas (MS/MT) - Lançamento online do livro "Pantanal à Margem da Lei: Panorama das Ameaças e Perspectivas para a Conservação" - organizado pelos doutores Carlos Teodoro José Hugueney Irigaray, Cátia Nunes da Cunha e Wolfgang Johannes Junk.

    Realização: Wetlands International, Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal, Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU). Link: https://bit.ly/pantanal-margem-lei

    • 13/11 - 17 horas (MS/MT) - Webinário: "A queima de solos orgânicos do Pantanal, qual a relação com as turfeiras tropicais?"

    Realização: Wetlands International, Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal, Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU). Link: https://bit.ly/queima-solo-pantanal

    • 19/11 - 16 horas (MS/MT) Diálogos Pantanal + Sustentável - Webinário: Pecuária Sustentável no Pantanal

    Realização: Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal com apoio da Wetlands International e Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal. Transmissão pelo canal no Youtube da Agência Movimenta Pantanal

  • 04/12 - Lives com artistas

Em um plano de ações coordenado, os recursos arrecadados na iniciativa Impulsa Pantanal serão destinados ao fortalecimento de brigadas locais, de maneira que sejam protagonistas das ações impulsionando-as para outras comunidades com a disseminação de tecnologias sociais, somando às articulações e ações junto à Associação dos Brigadistas Indígenas da Nação Kadiwéu (Abink) e brigadas comunitárias no entorno da RPPN Sesc Pantanal.

A iniciativa Impulsa Pantanal se traduz em esforços de transformação para que as comunidades tradicionais sejam resilientes. Ou seja, parte de provocações em relação ao pertencimento de território e ao reconhecimento de seu papel primordial na conservação do Pantanal, para que assim possam participar e serem protagonistas no processo de governança do bioma.